Educação superior do professor da primeira infância
dc.contributor.advisor | Goergen, Pedro | |
dc.contributor.author | Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:16Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:16Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O objeto do presente trabalho é a educação superior dos professores da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na pela educação superior tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores deste nível de ensino e se, realmente, a educação superior alcança melhorar a educação infantil no sentido de garantir as suas especificidades. A pergunta que se coloca é se a formação em nível superior dos docentes da educação infantil teria um sentido qualitativo ou serviria, antes, para melhorar o reconhecimento social do docente. Em torno desta questão há opiniões divergentes a respeito da relevância ou não da educação superior para os professores da primeira infância. Partindo de análises teóricas respaldadas em diferentes autores da área, a pesquisa de campo em 14 escolas que atendem crianças com idades entre zero a cinco anos, na cidade de Sorocaba, buscou detectar as percepções dos professores que atuam nestas escolas a respeito dessa problemática. Nesta investigação qualitativa, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. As categorias de análise foram sendo construídas conforme o agrupamento dos dados recolhidos, Nesta medida também foram eleitas as questões mais relevantes para a investigação, compondo-se, então, a análise a partir da perspectiva dos professores. Resumidamente as categorias de análise ficaram nucleadas nos seguintes temas: referências ao curso de magistério para analisar o curso de pedagogia; o espaço de reflexão sobre a prática no curso de pedagogia; a relevância da educação superior para a educação infantil; cuidar, educar, brincar na educação infantil; satisfação e reconhecimento do professor da primeira infância. A pesquisa contribui para o aprimoramento crítico da discussão a respeito da relação entre teoria e prática nos cursos de pedagogia, tendo em vista a educação infantil. | por |
dc.description.abstract | The object of the current study is the higher education of early childhood teachers. Given the general and diversified character of the teacher education in higher education institutions, early childhood seems to lack solid foundations to ensure its specificities. Furthermore, instrumental rationality, prevalent in higher education tends to inhibit critical reflection, providing a pragmatic and domesticated tone to education since early childhood. This research aims to reflect about the relevance or not of higher education for the education of teacher of this level of education and, indeed, higher education reaches improvement in children’s education to ensure their specificities. The question that arises is if the higher education of early childhood teachers would have a qualitative sense or would rather improve to improve the social recognition of teachers. Around this question, there are different views about the relevance or not of higher education for early childhood teachers. Starting from theoretical analysis supported by different authors, the field research in 14 schools which serves children aged between zero and five years, in the city of Sorocaba, sought to detect the teacher’s perceptions that works in these schools regarding this issue. In this qualitative research were used as research tools questionnaires and interviews. The categories of analysis were built according the grouping of collected data, also were elected the most relevant questions for the investigation, being composed, then, the analysis from the teacher’s perspective. Briefly, the analysis categories were nucleated in the following themes: references to the teaching course in order to analyze the pedagogy course; reflection space about the practice in pedagogy course; the relevance of higher education to early childhood education; to care for, to educate, to play in early childhood education; satisfaction and recognition of early childhood teacher. The research contributes to the critical improvement of the discussion about the relationship between theory and practice in pedagogy courses, with a view in early childhood education. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/667 | |
dc.subject | Professores de educação pré-escolar - Formação | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Educação de crianças | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | Educação superior do professor da primeira infância | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1