Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e educação: mediações e ferramentas midiáticas educomunicativas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Com a convergência entre informática e os meios de comunicação, na sociedade, novos caminhos foram sendo construídos e modelos de interação foram adotados pela cultura social. É inevitável a migração para base da educação. Como esse processo não foi local, seu desenvolvimento foi mundial, tendo a sincronicidade como linha motivadora. O choque foi inevitável, com o sistema tradicional pedagógico e seus impasses que duram séculos, mas a morosidade na absorção e aplicação de inovações, causou uma ruptura gigantesca, onde o aluno tem maior capacidade de interação, ao ponto de ensinar seus professores como utilizar várias ferramentas comunicacionais, atualmente usados por milhões de pessoas. Para atender essa demanda, muitos docentes que sentem a necessidade de interagir com seus alunos, iniciam uma maratona para motivar a vontade de aprender de seus alunos. Desse cenário nasce o modelo de novas práticas e conceitos, a educomunicação, que tem na sua essência trabalhar a diferença entre o transmitir a informação, usualmente atribuído aos multimeios, com a capacidade de mediação, desenvolvida pelo docente que passa a verdadeira intencionalidade que é a de mediar o saber e dispor o conhecimento, sem deixar de valorizar o principal e único personagem desse ato, o professor que, nesse novo horizonte, passa a ser um educomunicador. Esse educomunicador tem a tarefa de unir a educação e a comunicação para o que deve ser seus propósitos ordinários e primários, o ensinar e o de mediar o conhecimento. Nesse trabalho, procuro demonstrar uma nova fase do professor e sua indispensável presença no cenário contemporâneo da pedagogia e da comunicação.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item