A presença dos alunos detentos do regime semiaberto no ensino técnico: formação para o trabalho
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Resumo / Abstract
Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como a formação técnica de alunos detentos do regime semiaberto contribuí para sua inserção no mercado de trabalho? Como objetivo geral buscou-se identificar as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e como elas impactam na formação técnica desses alunos detentos. Por meio de uma descrição do processo de formação para o trabalho de alunos detentos, apontaram-se características sobre a questão da ressocialização, partindo de uma perspectiva de trabalho e educação. Partiu-se da hipótese de que com as constantes mudanças no mundo do trabalho, no cenário econômico e tecnológico, a formação técnica se mostra uma excelente opção para aqueles que buscam ingressar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e, por isso, ela pode contribuir para que pessoas que deixam a prisão sejam inseridas no mercado. A partir de uma análise qualitativa, foi feito o levantamento bibliográficoe análise documental, foram caracterizados aspectos históricos da cidade de Porto Feliz, desde suas origens, seu processo de industrialização e contextualizada a existência da escola técnica bem como do presídio, a relação educacional com os detentos nos cursos técnicos profissionais, as transformações e principais dificuldades provocadas pela pandemia. Também foi possível identificar as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, como a precarização da mão de obra, uberização, flexibilização dos direitos trabalhistas e seu impacto no processo formativo dos alunos detentos da Etec de Porto Feliz. Foi possível verificar o plano do curso técnico em administração e o processo formativo da educação para o trabalho dos alunosdetentos. Verificou-se no plano suas articulações com outras políticas voltadas para inclusão a partir da formação dessa população estigmatizada.