Repositório Institucional da UNISO
 

Sistema preventivo de educação: vivência e prática da cultura escolar nas olimpíadas salesianas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O presente estudo é uma dissertação de mestrado que tem objetivo analisar o Sistema Preventivo de educação salesiana idealizada no século XIX pelo padre italiano João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, sendo praticado até hoje nas escolas e obras da Congregação. Este sistema se desenvolve por meio de práticas educativas que compõem a cultura escolar dos colégios salesianos. Dessas práticas, merecem especial atenção as Olimpíadas, realizadas nas escolas que trazem a marca de Dom Bosco. O estudo percorre ideais e realizações que culminaram na organização do Sistema Preventivo e tem por hipótese mostrar como as atividades esportivas presentes nas Olimpíadas concretizam os princípios da preventividade, promovendo a formação do aluno de ontem e de hoje de acordo com a premissa deixada por seu idealizador: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Para fundamentar este estudo, realizou-se levantamento bibliográfico, documental e pictográfico delimitando-se o objeto de estudo a um colégio da congregação salesiana, localizado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Trata-se do Colégio Salesiano São José, fundado em 1961 pelo Padre Pazini. Dentre os estudiosos da vida e obra de Dom Bosco que serviram de referência para compor este estudo, destacam-se Lemoyne, Pietro Braido e João Modesti, todos pertencentes à Congregação Salesiana. Agregando valor ao trabalho teórico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com sujeitos que, de formas variadas, têm participado da história das Olimpíadas. Após o estudo, observou-se que a sua prática contribui para a formação do jovem desenvolvendo em sua vida valores morais e de conduta, por meio da incorporação dos princípios deixados pelo grande mestre. Com particular ênfase o texto trabalha a alegria, o esporte, o lazer e a proximidade entre alunos e educadores – meios de se assegurar a preventividade.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item