Repositório Institucional da UNISO
 

Avaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem

dc.contributor.advisorBonventi Junior, Waldemar
dc.contributor.authorGeraldo, William Patrick
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:17Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:17Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA história da educação na humanidade está pautada em buscas e encontros com a realidade ou com métodos e sistemas que se propõe ao melhor ensinar. Hoje se sabe que a sistemática tradicional da educação pode estar muito distante da realidade vivida no mercado de trabalho, uma vez que os alunos estão submetidos a orientação e supervisão na escola e ao desenvolver seu trabalho, devem ser autônomos e independentes. Observa-se que o acesso à informação, parece “fácil”, mas não o é, mesmo assim as redes de informação criaram uma revolução nos papéis do professor, do aluno e da instituição de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de software como suporte as metodologias ativas de aprendizagem, através da adaptação do software Moodle entendido como facilitador de aprendizagem, na disciplina denominada “Prática de Pesquisa I” para o curso de Engenharia da Computação. Os sujeitos da pesquisa foram os vinte e dois estudantes do oitavo semestre do curso de engenharia da computação na Universidade de Sorocaba (Uniso). A metodologia usada foi mista com parte qualitativa e outra quantitativa. Já a apresentação dos resultados foi dividida entre: a) procedimentos específicos para adaptação da plataforma Moodle à disciplina, que visa apresentar as modificações realizadas no software para obtenção dos resultados; b) avaliando a aprendizagem, onde de forma descritiva, tratou-se de demonstrar os resultados de cada aula. Ao final do trabalho, ter a disponibilidade do ambiente Moodle foi um fator chave para a pesquisa. Foram aplicadas práticas ativas de aprendizagem que propiciaram um ambiente ativo de aprendizado. O aluno desenvolveu a sua capacidade de aprendizado e pode colocá-la em prática em diversas situações, tornando autônomo e protagonista do seu aprendizado. Essa formatação mostrou-se adequada e eficiente para aprendizagem de pesquisa na Universidade.por
dc.description.abstractResearches in front of reality or methods and systems that propose the best approach to teach guided the history of education in the humanity. Today, it is known that the traditional system of education can be so far from the realities on jobs once students are subsumed under supervision and guidance in school, but must be autonomous and with little policy direction or supervision in their jobs. One notices that, the information access sounds easy but it's not true, although the revolution was created through technology of information regarding the role of teachers, students and the educational institutions. This research aimed to assess use of software as a support of active learning methodologies through adaptation of the software Moodle as a facilitator of learning, specifically in subject matter named "Research Practices I" at course of computer engineering. The present study had twenty-two students as its subject that attended the eighth semester of the course of computer engineering at the University of Sorocaba (Uniso). The mix of methodology qualitative and quantitative was applied on research. The results were divided in two topics: a) specific procedures for adapting the Moodle platform considering the course, which aimed to introduce the modifications made at software for provide results; b) evaluating student learning, where in descriptive form was demonstrated the results of each lesson. At the end of research, to have Moodle Platform availability was a key factor. The students could understand their ability to learn and they could be hands-on in many situations, making themselves protagonist of their learning. The research learning was proved to be adequate and efficient on this format to teach at the university.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/815
dc.subjectMoodle (Software)
dc.subjectEnsino auxiliado por computador
dc.subjectSoftware educacional
dc.subjectTecnologia educacional
dc.titleAvaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
102737.pdf
Tamanho:
10.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format