Educação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera
dc.contributor.advisor | Soares, Maria Lúcia de Amorim | |
dc.contributor.author | Petarnella, Leandro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:12Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Esta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana. | por |
dc.description.abstract | This doctoral thesis has as object of work thinking about daily school and its relationship with contemporaneity. The goal this thesis is to investigate the processes that produce the current dilemmas of formal education from of the proposition of a fourth age of Digisfera. This proposition is a advance the thinking of french philosopher Regis Debray and this advance is based on theoretically of the works of Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Gilles Deleuze and Felix Guattari, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin and Giorgio Agamben, among others. The works these theoretical, are the support of analysis and understanding of the object of this work. In conclusion, this doctoral thesis revels the emergence of new challenges to formal education in this society in which the school serves and this inserted: the challenge of become a human interaction space in a society in which human relations are oriented to virtual space. Is also the challenge the school of becoming the place to develop a closer look at the implications of technology in everyday life, as a form of exercise of ethics, of development of freedom and autonomy of human. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/507 | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.title | Educação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- leandro-petarnella.pdf
- Tamanho:
- 1.46 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format