Repositório Institucional da UNISO
 

Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito: a gênese, a arquitetura e a dinâmica acadêmica (2004-2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Tese

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A tese estuda e analisa os campos da criação da Faculdade de Tecnologia – FATEC em Capão Bonito por meio do registro de sua documentação histórica e demonstra o que significou para um município carente a implantação de uma faculdade pública tão almejada pela comunidade e região. O conhecimento e registro dos documentos da criação da unidade, se reportam ao período de 2004 a 2018, entre a aprovação do Projeto de Lei n° 199367 de 2004 pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, até a data de 2018 quando a FATEC completou 10 anos de sua instalação, ocorrida em 2008 pelo do Decreto de Lei número 52.640, assinado pelo Governador José Serra e publicado no Diário Oficial em 22 de janeiro de 2008. A pesquisa tem por objetivo: registrar historicamente todo o processo político da criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito; caracterizar o estilo arquitetônico da construção que lhe confere materialidade e identidade; identificar a dinâmica acadêmica e as propostas pedagógicas dos cursos de Tecnologia em Silvicultura e de Tecnologia em Agroindústria e sua relação com a comunidade: comprovar que pelo menos em parte, os tecnólogos egressos trabalham na área de sua formação. A estrutura da administração da Autarquia Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e da Instituição Escolar Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito se faz presente complementada pelogrupo de docentes que compõe a congregação, as coordenadorias dos cursos, as comissões, o corpo docente e discente. A metodologia da pesquisa constituiu-se de abordagens qualitativas, empíricas, iconográficas utilizando-se a técnica de entrevista oral com o arquiteto da obra e depoimento de alunos egressos. A hipótese foi a de que esta tese, sob a visão científica, responderia positivamente aos objetivos a que foram propostos, quanto à criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito, a arquitetura e o dinamismo acadêmico. O embasamento teórico contou com as idéias de teóricos e educadores da área da História e Historiografia das Instituições Escolares. Concluiu-se pela trajetória da tese, que os processos históricos analisados sobre a instituição escolar, a arquitetura e o dinamismo acadêmico foram importantes para o conhecimentos do primeiro decênio de atividades acadêmicas da história da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito e os depoimentos dos egressos foram eficazes na comprovação de que a instituição corresponde às propostas de sua instalação.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item