Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito: a gênese, a arquitetura e a dinâmica acadêmica (2004-2018)
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Olivati, Alice Elias Daniel | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:11Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A tese estuda e analisa os campos da criação da Faculdade de Tecnologia – FATEC em Capão Bonito por meio do registro de sua documentação histórica e demonstra o que significou para um município carente a implantação de uma faculdade pública tão almejada pela comunidade e região. O conhecimento e registro dos documentos da criação da unidade, se reportam ao período de 2004 a 2018, entre a aprovação do Projeto de Lei n° 199367 de 2004 pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, até a data de 2018 quando a FATEC completou 10 anos de sua instalação, ocorrida em 2008 pelo do Decreto de Lei número 52.640, assinado pelo Governador José Serra e publicado no Diário Oficial em 22 de janeiro de 2008. A pesquisa tem por objetivo: registrar historicamente todo o processo político da criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito; caracterizar o estilo arquitetônico da construção que lhe confere materialidade e identidade; identificar a dinâmica acadêmica e as propostas pedagógicas dos cursos de Tecnologia em Silvicultura e de Tecnologia em Agroindústria e sua relação com a comunidade: comprovar que pelo menos em parte, os tecnólogos egressos trabalham na área de sua formação. A estrutura da administração da Autarquia Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e da Instituição Escolar Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito se faz presente complementada pelogrupo de docentes que compõe a congregação, as coordenadorias dos cursos, as comissões, o corpo docente e discente. A metodologia da pesquisa constituiu-se de abordagens qualitativas, empíricas, iconográficas utilizando-se a técnica de entrevista oral com o arquiteto da obra e depoimento de alunos egressos. A hipótese foi a de que esta tese, sob a visão científica, responderia positivamente aos objetivos a que foram propostos, quanto à criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito, a arquitetura e o dinamismo acadêmico. O embasamento teórico contou com as idéias de teóricos e educadores da área da História e Historiografia das Instituições Escolares. Concluiu-se pela trajetória da tese, que os processos históricos analisados sobre a instituição escolar, a arquitetura e o dinamismo acadêmico foram importantes para o conhecimentos do primeiro decênio de atividades acadêmicas da história da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito e os depoimentos dos egressos foram eficazes na comprovação de que a instituição corresponde às propostas de sua instalação. | por |
dc.description.abstract | This work studies and analyses the creation of Faculdade de Tecnologia – FATEC (Technology College) in Capão Bonito through its historical documentation and its importance for a city lacking a public college which was desired by the community. The knowledge and registers of the creation of this Unit (Campus) are from the period between 2004 and 2018, from the approval of Projeto de Lei (Bill) n° 199367 in 2004 by the Legislative Assembly of the State of São Paulo to 2018, 10 years after FATEC installation which occurred in 2008 by Decreto de Lei (a Decree) n° 52.640, signed by the Governor José Serra and published in DiárioOficial on January 22, 2008. This research aimed to: historically document all the political process in the creation of FATEC; define the architectural style of the building which materialyzes and provides its identity; identify the academic dynamism and the pedagogic proposal of the Silviculture and Agro-industry Technology courses as well as their relation with the community; prove that the graduates are working in their study field. The administrative structure of the autarchy Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza - CEETEPS and FATEC is formed and complemented by a group of professores, coordinators, commissions and students. The methodology consisted of qualitative, empirical and iconography approaches which were carried out through the technique of oral history, interviewing the architect and the graduates. The hypothesis was that this thesis, under the scientific point of view, would positively respond to the objectives that were proposed, regarding the creation of FATEC in Capão Bonito, its architecture and its academic dynamism. the theoretical basis was formed by ideas coming from theorists and educators in the areas of History and Historiography. It was concluded by this research that the analyzed historical processes about this institution, its architecture and the academic dynamism were important for the understanding of the first decade of the academic activities in the history of FATEC in Capão Bonito and the interviews with the graduates were effective in proving that this institution corresponds to its proposal. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/927 | |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas - História - Capão Bonito (SP) | |
dc.subject | Ensino superior - História - Capão Bonito (SP) | |
dc.subject | Edifícios universitários - Capão Bonito (SP) | |
dc.title | Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito: a gênese, a arquitetura e a dinâmica acadêmica (2004-2018) | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1