A leitura da leitura: o que traz a revista Leitura: teoria & prática sobre as teorias e práticas de leitura
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta dissertação articula-se com o projeto “cultura escrita, educação lingüística e participação social”, o qual por sua vez está subordinado à linha de pesquisa “conhecimento e cotidiano escolar” do PPGE-Uniso. Esse trabalho analisa a revista Leitura: Teoria & Prática, uma revista acadêmica na área da educação e leitura, de publicação semestral e que traz diferentes concepções de leitura na visão de renomados estudiosos de todo o país. Os trezentos e quinze artigos apresentados na revista de 1982 a 2004 foram classificados em seis categorias de análise: Conceito de Leitura; Leitura e Política; Pedagogia de Leitura; Biblioteca; Promoção de Leitura e Temas Relacionados. O estudo global das quarenta e quatro revistas evidencia mudanças significativas na sua linha editorial. A L:T&P, que a principio se relacionava com um leitor idealizado: o professor de educação básica, passa, após transformações em sua estrutura, a se relacionar com outro leitor, desta vez é o universitário e acadêmico. Como resultado final, esse trabalho retrata a multiplicidade de concepções para o ato de ler defendida por estudiosos de diferentes ciências, a importância e a evolução dos estudos sobre leitura no país.