Repositório Institucional da UNISO
 

A contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa

dc.contributor.advisorGomes, Luiz Fernando
dc.contributor.authorMarques, Daniela Miranda
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:40Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:40Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.pt
dc.description.abstractThe English language is a part of everyday life for most people, especially these days, with the expansion of the media and the internet. In schools, it is taught to prepare students for the increasing demand of communication, interaction and inclusion in the workplace. The purpose of this research, conducted with students from 7th grade at a public school in the state of São Paulo, it is to check how the school curriculum in English and courseware offered by the Department of Education of the State of São Paulo SEE/SP are helping the needs of English language usage of the students. Based on the hypothesis that teaching practices mediated technologies can assist in learning the English language, even when this is accompanied by non-verbal language, we bring the questions, which reflect the specific objectives of this task: 1) What strategies do the students use to perform the tasks of the English language school? 2) What are the possibilities of the teacher introduce classroom activities that lead events about digital and visual literacy and promoting the development of strategies for learning of English language? 3) What changes there have been in the practice of study and learning of the English language, with the inclusion of activities that provide the visual and digital literacies? The theoretical basis of this work based on the concepts of digital and visual literacy, multimodal and learning strategies of English language. Initially, we conducted a pilot activity aimed at collecting information about strategies of study and learning in computer. The analysis of the information we were prepared two booklets about the importance of reading the images when associated in English texts and about the uses of tools on the internet for learning the language. The information was collected from students' blogs, created specifically for lessons of English language. We also obtained information of students activities were made on loose papers. The survey results show that there was an increase of new strategies in the study of digital media, which before they were restricted to adaptations of the practices used with printed texts, with strong indications of improvement in English language skills, reinforcing the initial idea that practices of digital and visual literacy combined with the appropriate use of technology can facilitate learning English.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/576
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino
dc.subjectLetramento
dc.subjectTecnologia educacional
dc.subjectPrática de ensino
dc.titleA contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
89850.pdf
Tamanho:
3.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format