O potencial comunicativo/educativo do filme Freud além da alma
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A pesquisa tem como objeto de estudo o potencial comunicativo/educativo de filmes do subgênero biopic e é guiada pela questão: o conceito de inconsciente e suas manifestações tratado no filme Freud Além da Alma mantêm coerência de sentido com o proposto por Freud, em sua obra? O objetivo geral é compreender o potencial do filme mencionado para a disseminação de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino; são objetivos específicos explicitar o conceito de inconsciente e suas manifestações na perspectiva das teorias de Sigmund Freud; classificar o filme selecionado de acordo com o gênero e subgênero cinematográficos; identificar aproximações do conceito de inconsciente e suas manifestações no filme e aos desenvolvidos em obras específicas de Freud. Compõem a fundamentação teórica e metodológica as obras de Sigmund Freud, autores que tratam do cinema tais como Aumont e Marie (2013), Nogueira (2010) e Bardin (2016), para análise de conteúdo. A pesquisa é relevante para a comunicação por enfatizar a dimensão educativa do cinema, pois mostra que a categoria de filmes que conjuga biografia e drama, o biopic, pode contribuir para o ensino de conceitos científicos. Ao envolver a mídia cinema, bem como realizar análise fílmica, esta pesquisa é pertinente à Área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.