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As questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba

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Resumo / Abstract

Este trabalho reflete sobre a formação do terapeuta ocupacional na condição pós- moderna. Segundo a Resolução CNE/CEs no.6/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional é necessário garantir ao aluno aspectos direcionados a crítica, a reflexão e a consciência do papel do terapeuta ocupacional enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto à comunidades e agrupamentos sociais. Assim, esta pesquisa, com abordagem qualitativa, visa verificar se o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba contribui para a formação de profissionais cientes da realidade humana na condição pós-moderna. Em diversas disciplinas do curso ocorreram vivências com alunos. Estas serviram de instrumento para analisar como os alunos percebem os temas tratados, além de mobiliza-los para reflexão e crítica, assim escavando nas relações escolares a construção do conhecimento. Os resultados indicam: vantagens quanto ao uso de vivências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem; tensão entre a formação do aluno com base na racionalidade cognitivo instrumental caracterizada pela informação da técnica e a formação com ênfase nas racionalidades estético-expressiva e moral-prática; ênfase dos alunos na importância da crítica, do uso da ética e da necessidade em dar continuidade ao processo de formação profissional na condição pós-moderna.


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