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As questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorBrançam, Gisleine Scatena
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:18Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:18Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractEste trabalho reflete sobre a formação do terapeuta ocupacional na condição pós- moderna. Segundo a Resolução CNE/CEs no.6/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional é necessário garantir ao aluno aspectos direcionados a crítica, a reflexão e a consciência do papel do terapeuta ocupacional enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto à comunidades e agrupamentos sociais. Assim, esta pesquisa, com abordagem qualitativa, visa verificar se o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba contribui para a formação de profissionais cientes da realidade humana na condição pós-moderna. Em diversas disciplinas do curso ocorreram vivências com alunos. Estas serviram de instrumento para analisar como os alunos percebem os temas tratados, além de mobiliza-los para reflexão e crítica, assim escavando nas relações escolares a construção do conhecimento. Os resultados indicam: vantagens quanto ao uso de vivências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem; tensão entre a formação do aluno com base na racionalidade cognitivo instrumental caracterizada pela informação da técnica e a formação com ênfase nas racionalidades estético-expressiva e moral-prática; ênfase dos alunos na importância da crítica, do uso da ética e da necessidade em dar continuidade ao processo de formação profissional na condição pós-moderna.por
dc.description.abstractThis work makes considerations about the modern education of the Occupacional Therapist. According to the Resolution CNE/CEs dated June 2002 of the National Curriculum Standards for the Graduation in Occupacional Terapy, shall be assured to the student the development of his critical view and reflective capacity as well as the conscience of his role as a facilitator agent, transformer and integrator in the communities and social groups. The present research aims to verify if Occupacional Therapy Graduation Course of the Sorocaba University reaches the above objective, through a qualitative approach. Probations have been performed with students of several disciplines to evaluate how they realized the proposed subjects and motivate them to have a critical view and reflective approach. The results of the research indicate: there are advantages including probation in the graduation program; tension were verified resulting from conflict between the technical approach characterized by the cognitive instrumental rationality and formative approach which emphasizes the esthetic-expressive and moral-praxes rationality; students recognition of the importance of the critical view and the ethic and the necessity of continuous professional education process.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/232
dc.subjectTerapia ocupacional
dc.subjectTerapeuta ocupacional - Formação profissional
dc.subjectCurso de Terapia Ocupacional - Universidade de Sorocaba - Sorocaba (SP)
dc.titleAs questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba
dc.typeDissertação
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