Comunicação e consumo: uma abordagem da propaganda de medicamentos na internet
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A divulgação de medicamentos na mídia é tema dessa dissertação, que tem como propósito refletir sobre o estabelecimento de critérios a respeito da qualidade e direcionamento dessas informações científicas e promocionais prestadas, tanto à classe médica, quanto à sociedade civil. O corpus do qual lançamos mão são os anúncios disponibilizados no portal do Universo On-line (UOL). O percurso metodológico caracteriza-se pela análise dos anúncios fundamentada em Bauman, que aborda questões sobre os efeitos do consumo emergente e o sistema capitalista. Constatou-se que a indústria farmacêutica e as empresas têm uma intensa estratégia de marketing com o objetivo de elevar o consumo de medicamentos pela população. Assim sendo, na lógica capitalista, a medicalização, por meio da propaganda de medicamentos em sites, pode ser considerada como mercadoria, cujo objetivo é gerar lucros com a elevação das vendas e de seu aumento no consumo para conquista de mais mercados.