Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e consumo: uma abordagem da propaganda de medicamentos na internet

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A divulgação de medicamentos na mídia é tema dessa dissertação, que tem como propósito refletir sobre o estabelecimento de critérios a respeito da qualidade e direcionamento dessas informações científicas e promocionais prestadas, tanto à classe médica, quanto à sociedade civil. O corpus do qual lançamos mão são os anúncios disponibilizados no portal do Universo On-line (UOL). O percurso metodológico caracteriza-se pela análise dos anúncios fundamentada em Bauman, que aborda questões sobre os efeitos do consumo emergente e o sistema capitalista. Constatou-se que a indústria farmacêutica e as empresas têm uma intensa estratégia de marketing com o objetivo de elevar o consumo de medicamentos pela população. Assim sendo, na lógica capitalista, a medicalização, por meio da propaganda de medicamentos em sites, pode ser considerada como mercadoria, cujo objetivo é gerar lucros com a elevação das vendas e de seu aumento no consumo para conquista de mais mercados.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item