Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação organizacional: o uso da imagem como agente de transformação e ferramenta de treinamento de operários (Análise de vídeos utilizados em um grupo empresarial)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da comunicação nas organizações através do mapeamento das atividades de comunicação visual empregadas e observadas nas organizações de um Grupo Empresarial do setor metalúrgico. Numa abordagem tanto investigativa quanto argumentativa revela os meios pelos quais ocorrem as atividades de comunicação na organização, o que também permite vivenciar os problemas, facilidades e dificuldades diante das tarefas do trabalho. Contextualizando a evolução da organização e do Capitalismo, fundamenta o ambiente do modo de produção em que se baseiam os estudos, descorrendo sobre as significações e ramificações da comunicação organizacional frente às teorias da comunicação e das técnicas de administração na manufatura. Discute especificamente sobre o uso intensivo de recursos audiovisuais no treinamento de operários a fim de gerar nos mesmos um sentimento de identificação com a organização, garantindo atitudes que reflitam positivamente na produtividade. Analisa, também, os conceitos e envolvimento dos agentes internos e externos, e propõe uma reflexão sobre o uso indiscriminado desses recursos na organização.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item