Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação organizacional: o uso da imagem como agente de transformação e ferramenta de treinamento de operários (Análise de vídeos utilizados em um grupo empresarial)

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Celso da
dc.contributor.authorSousa, Argemiro Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:38Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:38Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da comunicação nas organizações através do mapeamento das atividades de comunicação visual empregadas e observadas nas organizações de um Grupo Empresarial do setor metalúrgico. Numa abordagem tanto investigativa quanto argumentativa revela os meios pelos quais ocorrem as atividades de comunicação na organização, o que também permite vivenciar os problemas, facilidades e dificuldades diante das tarefas do trabalho. Contextualizando a evolução da organização e do Capitalismo, fundamenta o ambiente do modo de produção em que se baseiam os estudos, descorrendo sobre as significações e ramificações da comunicação organizacional frente às teorias da comunicação e das técnicas de administração na manufatura. Discute especificamente sobre o uso intensivo de recursos audiovisuais no treinamento de operários a fim de gerar nos mesmos um sentimento de identificação com a organização, garantindo atitudes que reflitam positivamente na produtividade. Analisa, também, os conceitos e envolvimento dos agentes internos e externos, e propõe uma reflexão sobre o uso indiscriminado desses recursos na organização.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze aspects of communication in organizations through of mapping of the activities of visual communication used and observed in the organizations of a Business Group in the metallurgical sector. In an approach investigative or argumentative shows the means by which occurs the task of communication in the organization, which also allow experience the problems, easiness and difficulties on the job tasks. Contextualizing the evolution of the organization and Capitalism, basis on ambient of the mode of production based on studies, raved about the meanings and ramifications of organizational communication, front of communication theories and techniques of management and manufacturing. Discusses specifically on the intensive use of audiovisual aids to train workers in order to generate in them a sense of identification with the organization. It also analyzes the concepts and involvement of internal and external agents, and proposes a reflection on the indiscriminate use of these resources in the organization.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/427
dc.subjectComunicação nas organizações
dc.subjectComunicação na administração
dc.subjectTreinamento - Recursos audiovisuais
dc.titleComunicação organizacional: o uso da imagem como agente de transformação e ferramenta de treinamento de operários (Análise de vídeos utilizados em um grupo empresarial)
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
82433.pdf
Tamanho:
355.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format