Repositório Institucional da UNISO
 

O ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix

dc.contributor.advisorReigota, Marcos
dc.contributor.authorLima Junior, Haroldo Aleixo
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:11Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:11Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEssa pesquisa aborda o ensino de matemática no cotidiano escolar de escolas públicas no município de Salto de Pirapora, interior do Estado de São Paulo, tendo como abordagem a observação das práticas pedagógicas e sociais cotidianas e o filme Matrix como parâmetro de análise da sociedade atual na qual a escola e o ensino de matemática se inserem. Particularmente enfoco os impactos das novas tecnologias, como as originadas da informática e seus programas de computador (“Matrix”), e a sua presença no ambiente escolar. Destaco o papel do professor (a) no processo pedagógico frente a esses desafios contemporâneos dando ênfase ao professor de matemática. Nesse sentido, como professor de matemática, faço uso das observações e análise de minhas próprias práticas pedagógicas e sociais. Procuro através desta pesquisa mostrar como um jovem professor de matemática do interior de São Paulo se vê confrontado cotidianamente com diversos desafios em sala de aula e como é possível explicitar as possibilidades de mudanças sociais através da educação (matemática) utilizando novas tecnologias. A dissertação está fundamentada em referenciais teóricos, entre outros, do ensino de matemática (D‟Ambrosio), do cotidiano escolar (Marcos Reigota), das novas tecnologias (Pierre Levy) e no filme Matrix.por
dc.description.abstractThis research approaches the teaching of mathematics in everyday school of public schools in the city of Salto de Pirapora, countryside of São Paulo and this research has as approaching the observation of the everyday pedagogic and social practices and the Matrix film as a parameter to analyze the current society in which the school and the teaching of mathematics are included. In particular I focus on the impacts of new technologies such as those from the computer and their computer programs ("Matrix"), and their presence in the school environment. Highlight the role of the teacher in the educational process in face of these challenges today, with an emphasis on the math teacher. In this sense, as a math teacher I use the observations and analysis of my own pedagogical and social practices. Looking through this research to show how a young math teacher in the countryside of São Paulo is confronted daily with many challenges in the classroom and how it is possible to explain the possibilities of social change through education (mathematics) using new technologies. The dissertation is based on theoretical references, among others, the teaching of mathematics (D'Ambrosio), the school routine (Marcos Reigota), new technologies (Pierre Levy) and The Matrix film.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/505
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino
dc.subjectInovações educacionais
dc.subjectInovações tecnológicas
dc.subjectEducação - Teses
dc.titleO ensino da matemática e o cotidiano escolar: uma abordagem apoiada no filme Matrix
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
87344.pdf
Tamanho:
1.21 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format