Programa escola da família: privatização do ensino superior?
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A Dissertação apresentada vincula-se à Linha de Pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar. Ao longo deste trabalho sobre o Programa Escola da Família desenvolvo algumas considerações sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, particularmente as que se referem à Educação Superior. Observo o processo de reformas do Estado imposto pelos organismos multilaterais representativos de interesses políticos e sociais articulados à lógica do mercado. Nesse cenário, não consegui me furtar à realidade dos tempos atuais, do crescimento global e do neoliberalismo. Tentei adotar uma postura crítica frente à realidade em curso e a partir dela, compor, coerentemente neste texto, uma visão do contexto educacional, político e socioeconômico vigente, cuja exposição compõe-se de uma apresentação, três capítulos e as considerações finais. Este estudo apresenta, também, um panorama geral do Programa Escola da Família no Estado de São Paulo e na cidade de Sorocaba. A esses aspectos acrescento o levantamento socioeconômico dos 62.454 universitários que atuaram e ainda atuam no Programa Escola da Família no Estado, concentrando sua atenção nos 361 universitários que atuam na cidade de Sorocaba. Um dos aspectos referente ao Programa Escola da Família escolhido para ser analisado foi o diferencial existente desse Programa no Estado de São Paulo, em relação aos demais Estados parceiros do “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” que reside na oferta a universitários carentes, egressos do ensino médio público, uma oportunidade para cursarem a faculdade, através da concessão de bolsa de estudos, isentando-os em 100% do pagamento da mensalidade em troca de seu trabalho aos finais de semana nas escolas participantes. É com base nessas observações iniciais sobre o Programa Escola da Família que me propus a investigar: (1) Qual o interesse das Instituições de Ensino Superior privadas em estabelecer parceria com o governo do Estado de São Paulo para desenvolver o Programa Escola da Família? (2) Qual a visão dos universitários bolsistas sobre o referido Programa? Retomando os problemas e as hipóteses que orientaram esta pesquisa, interpreto sua pertinência a partir dos procedimentos de coleta e análise de dados adotados.