O terceiro setor e a escola: serviço social nas escolas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil
dc.contributor.advisor | Soares, Maria Lúcia de Amorim | |
dc.contributor.author | Silva, Vanderlei da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:46Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Esta tese trata da possibilidade de aproximação de quatro temas: Terceiro Setor, Educação Escolar, Serviço Social e Adolescentes em situação de conflito com a Lei, avaliando as relações entre o Estado e a Sociedade Civil, por meio de convênios com o Terceiro Setor. O objetivo é apresentar alternativas que visam diminuir os efeitos negativos do envolvimento de alunos na prática de atos de violência, sendo tais atos classificados como atos infracionais registrados em Boletins de Ocorrência (BO), e os envolvidos como “adolescentes em situação de conflito com a lei”. Foram pesquisados 120 Boletins de Ocorrência referentes a infrações que ocorreram em escolas, públicas e privadas, da cidade de Sorocaba, no ano de 2011, e que foram encaminhados ao Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Clube do NAIS) pela Delegacia da Infância e da Juventude (DIJU). A partir da análise dos Boletins, constatou-se que os conflitos estão sendo tratados, apenas como casos de polícia. Poderiam os profissionais de serviço social desempenhar a função de mediador dos conflitos escolares buscando soluções dentro da rede socioassistencial já existente no município? A bibliografia que embasam esta tese está amarrada a autores que procuram entender a questão da sociedade atual, baseada na estética do consumo e no culto à juventude que convive com um alto grau de violência. Entre esses autores, estão Zigmunt Bauman, que trata da questão da modernidade liquida e Giorgio Agambem, que pensa a contemporaneidade. Pesquisas feitas por Maria Lúcia de Amorim Soares, na DIJU de Sorocaba indicam que não existem violências nas escolas, mas incivilidades divulgadas pela TV com performances violentas. A metodologia utilizada para o trabalho é o de um levantamento bibliográfico consistente, complementado por pesquisa de campo, realizada no Clube do NAIS. A tese demonstra que o apoio de profissionais do serviço social pode significar um avanço importante na relação da escola com o seu público. A partir de suas intervenções, o ambiente escolar passará a contar com um mecanismo de potência para a inclusão social dos alunos. | por |
dc.description.abstract | This thesis deals with the possibility of approaching four themes: Third Sector, School Education, Social Services and Youth in conflict with the law, assessing the relationship between the State and Civil Society, through agreements with the Third Sector. The objective is to present alternatives that aim to reduce the negative effects of student involvement in acts of violence, classified as offenses, recorded in official reports and those involved as "adolescents in conflict with the law.” We surveyed 120 official reports relating to offenses that occurred in both public and private schools, in the city of Sorocaba, in 2011, which were assigned to the Center for Integrated Home Sorocaba (Clube NAIS) by Police for Children and Youth (DIJU). From the analysis of the bulletins, it was found that the conflicts are being treated as police cases. Could social workers play the role of mediator of school conflicts seeking solutions within the existing social assistance network in the municipality? The literature that support this thesis is tied to authors who seek to understand the issue of modern society, based on the aesthetics of consumption and the cult of youth living with a high degree of violence. Among these authors are Zygmunt Bauman, dealing with the question of liquid modernity, and Giorgio Agambem thinking contemporaneity. Research by Maria Lucia de Amorim Soares in Diju Sorocaba indicates no violence in schools, but incivilities released by violent TV performances. The methodology used for the work is a consistent literature, supplemented by field research conducted in Clube NAIS. The thesis demonstrates that the support of social service professionals means important advancement in the relationship of the school with its public. From their interventions, the school environment will be equipped with a mechanism of power for the social inclusion of students. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/593 | |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | |
dc.subject | Associações sem fins lucrativos | |
dc.subject | Violência na escola | |
dc.subject | Sociologia educacional | |
dc.title | O terceiro setor e a escola: serviço social nas escolas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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