Repositório Institucional da UNISO
 

Desenvolvimento de sistema informatizado para gestão de demandas judiciais na saúde

dc.contributor.advisorBarberato Filho, Silvio
dc.contributor.authorPereira, Mariana Donato
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:07Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO aumento crescente das ações judiciais solicitando medicamentos, terapia nutricional, procedimentos e outros produtos para saúde tem sido motivo de preocupação nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, a introdução de sistemas informatizados na área da saúde favorece o acesso à informação, permite melhor organização, comunicação e pode aprimorar a qualidade do cuidado em saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver sistema informatizado para gestão de demandas judiciais na saúde que permita a qualquer município do país viabilizar o registro das informações necessárias ao monitoramento contínuo das demandas judiciais na saúde. O método compreendeu as fases de concepção, desenvolvimento, avaliação e versão final do sistema. Na fase de concepção foram selecionados indicadores de monitoramento das demandas judiciais descritos na literatura. Após a sistematização desses indicadores foram definidos os requisitos e a arquitetura do sistema. Optou-se por ter o sistema em um servidor Web facilitando o processo de instalação e manutenção, que ocorrem apenas no local onde se encontra instalado o servidor. Na fase de desenvolvimento buscou-se um software capaz de possibilitar aos gestores a otimização tanto das atividades de registro como do armazenamento, monitoramento e avaliação dos processos movidos contra o município. O sistema foi estruturado em seis menus (segurança, cadastro, operacional, relatórios, ajuda e sair). Para receber as informações sobre os processos judiciais apresenta seis telas que devem ser alimentadas com dados referentes ao paciente, ao responsável pelo paciente, à representação jurídica e ao processo, ao diagnóstico e prescrição, às pessoas autorizadas a retirar os itens solicitados, além de campo aberto para o registro de informações complementares. Na fase de avaliação foi realizado teste piloto com a participação das Secretarias Municipais de Saúde de quatro municípios da região de Sorocaba (Itapeva, São Roque, Sorocaba e Votorantim). Verificou-se a capacidade do sistema em atender às necessidades dos municípios e também as funcionalidades existentes. A versão final do sistema foi concluída mediante ajuste e aperfeiçoamento das funcionalidades do software. Este sistema poderá contribuir de forma significativa para a gestão e a tomada de decisão nos municípios, criando ambiente favorável para estabelecer políticas de saúde mais eficientes, que atendam às reais necessidades da população, sem prejuízo para o sistema de saúde.pt
dc.description.abstractThe increasing number of lawsuits requesting medicines, nutritional therapy, other health products and procedures has been of concern in the three spheres of management of the Brazilian Public Health System. In this sense, the introduction of computerized systems in health care improves access to information, enables better organization, communication, and can enhance the quality of health care. The objective of this study was to develop a computerized system for managing judicial lawsuits in health enabling any municipality in the country perform the registry of information necessary to the continuous monitoring of judicial lawsuits in health. The method comprised the phases of conception, development, evaluation and final version of the system. In conception phase monitoring indicators of judicial lawsuits described in the literature were selected. After systematize of these indicators the requirements and the system architecture was defined. We opted to have the system in a Web server facilitating the process of installing and maintaining that occur only where the server is installed. In the development phase was made software capable of enabling managers optimize both the registration activities such as storage, monitoring and evaluation of claims against the municipality. The system was divided into six menus (security, cadastre, operational, reports, help and quit). To receive information about the lawsuits features six screens to be fed with data related to the patient, responsible for the patient, to legal representation and the process, diagnosis and prescription, persons authorized to withdraw the requested items, and field open to record additional information. In the evaluate phase was conducted pilot test with the participation of the Municipal Health Secretariat four municipalities in region Sorocaba (Itapeva, São Roque, Sorocaba and Votorantim). It has been found the system's ability to meet the needs of municipalities, and also the existing features. The final version of the system was completed by adjusting and improving the software features. This system can contribute significantly to the management and decision-making in municipalities, creating a favorable environment to establish more effective health policies that meet the real needs of the population, without prejudice to the public health system.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/646
dc.subjectDireito a saúde
dc.subjectTecnologia da informação
dc.subjectPolítica farmacêutica - Programa de computador
dc.subjectJudicialização da saúde
dc.titleDesenvolvimento de sistema informatizado para gestão de demandas judiciais na saúde
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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