Repositório Institucional da UNISO
 

A semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discurso

dc.contributor.advisorVendramini Zanella, Daniela Aparecida
dc.contributor.authorRuis, Pedro Duran
dc.date.accessioned2025-02-17T13:36:01Z
dc.date.available2025-02-17T13:36:01Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar os métodos semióticos e discursivos utilizados no longa A Lista de Schindler (1993), dirigido por Steven Spielberg, investigando quais ferramentas visuais e narrativas emprega, e como sua linguagem transmite ideologias. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamenta-se teórico-metodologicamente na semiótica de Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin e Theodor Adorno, além de adotar uma perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados indicam que Spielberg manipula a câmera de maneira a conferir grandeza a um único personagem, reforçando uma ideologia individualista e isoladora, que a indústria hollywoodiana dissemina de forma hegemônica, destacando temas como o auto-sacrifício e o sonho de liberdade através do trabalho e do esforço pessoal. pt
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the semiotic and discursive methods used in the film Schindler's List (1993), directed by Steven Spielberg, investigating the visual and narrative tools it employs and how its language conveys ideologies. The research, which follows a qualitative and bibliographic approach, is theoretically and methodologically based on the semiotics of Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin, and Theodor Adorno, and adopts a dialogic perspective on language. The results indicate that Spielberg manipulates the camera in a way that grants greatness to a single character, reinforcing an individualistic and isolating ideology, which the Hollywood industry hegemonically disseminates, emphasizing themes such as self-sacrifice and the dream of freedom through personal work and effort.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1824
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/361
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectLetras - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artes::Letras
dc.titleA semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discurso
dc.typeArtigo / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseLetras: Português/Inglês
relation.isAdvisorOfPublicatione40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
A semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discurso.pdf
Tamanho:
3.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: