Repositório Institucional da UNISO
 

Regime militar no brasil e educação: políticas, legislação e material didático

dc.contributor.advisorBoschetti, Vania Regina
dc.contributor.authorMachado, Tárcia Cristina Nogueira Leite
dc.date.accessioned2023-05-09T20:59:08Z
dc.date.available2023-05-09T20:59:08Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo caracterizar as determinações da política educacional durante o regime militar (1964-1985). O método de pesquisa escolhido foi o da coleta de dados bibliográficos, colhendo os dados de diferentes fontes. Considera-se que à medida em que a sociedade vai se modificando, a escola precisa se adaptar à realidade. Isso é perceptível pelo estudo entre o contexto social e a educação a partir das mudanças curriculares até as influências na prática pedagógica. Partindo deste entendimento, ao iniciar o mestrado em História da Educação, foi levantado o interesse em responder ao seguinte questionamento: quais os princípios e diretrizes da educação brasileira no período militar de 1964 a 1985? O estudo foi desenvolvido tomando como base teórica autores como René Armand Dreifuss, Thomas Skidmore, Elio Gaspari, Alexandre Tavares do Nascimento Lira e Maria Lúcia de Arruda Aranha, para que se pudesse melhor evoluir em conhecimento em relação à temática estudada. Foram selecionados conteúdos de livros didáticos utilizados no período da ditadura civil militar no Brasil, com vistas a entender como os conteúdos curriculares eram tratados nesse período.por
dc.description.abstractThe present study aims to characterize the determinations of educational policy during the military regime (1964-1985). The research method chosen was the collection of bibliographic data, so that it worked in the qualitative method, collecting data from different sources. It is considered that as society changes, the school needs to adapt to reality. This is perceptible by the study between the social context and education from the curricular changes to the influences on pedagogical practice. Based on this understanding, when starting the master's degree in History of Education, the interest was raised in answering the following question: what were the principles and guidelines of Brazilian education in the military period from 1964 to 1985? The study was developed taking as theoretical basis authors such as René Armand Dreifuss, Thomas Skidmore, Elio Gaspari, Alexandre Tavares do Nascimento Lira and Maria Lúcia de Arruda Aranha, in order to improve knowledge on the subject studied. Contents of textbooks used in the period of the civil-military dictatorship in Brazil were selected, in order to understand how the curricular contents were treated in that period.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1086
dc.subjectEducação e Estado - História - 1964-1985 - Brasil
dc.subjectPolítica e educação - Brasil
dc.subjectEducação - Aspectos políticos - Brasil
dc.subjectLivros didáticos
dc.subjectDitadura - Brasil
dc.titleRegime militar no brasil e educação: políticas, legislação e material didático
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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