Implementação das diretrizes curriculares nacionais do curso de administração em uma instituição privada
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este texto, é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar como uma Universidade privada de ensino superior (IES) implantou mudanças no Curso de Administração de Empresas, em um de seus campi, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação, encaminhadas às lES pelo do Parecer CES/CNE n° 146/2002, as quais se propõem "servir de referencia para as instituições na organização de seus programas de formação, permitindo flexibilidade e priorização de áreas de conhecimento na construção dos currículos plenos" (p. 3), tendo em vista formar os profissionais demandados pelos meios de produção, em constante processo de incorporação de novas tecnologias. A pesquisa foi realizada num dos campi da IES situado numa cidade do interior do Estado de São Paulo, e se desenvolveu por meio da análise de informações coletadas em documentos Oficiais e da IES e por meio de entrevistas realizadas com uma parte do corpo docente. Tal análise permitiu concluir que a IES efetivamente apropriou-se das referidas diretrizes, por meio da reformulação do referido curso, porém, sua implementação gerou inconformidade e conflitos entre os professores, pela maneira autoritária como o processo foi conduzido. Assim, na nossa avaliação, a IES estudada ainda não conseguiu que a prática cotidiana dos professores incorporasse a nova pedagogia das competências, visto que estes, em sua grande maioria, continuam a desenvolver o processo ensino/aprendizagem com base nos conteúdos disciplinares e em seu domínio como pressuposto básico do desempenho profissional.