Docência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica estadual paulista no período 2001-2004
dc.contributor.advisor | Ferretti, Celso João | |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Maria Conti | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:55Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível de Mestrado da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa “Instituição Escolar: História, Políticas e Práticas”. trabalho tem por objetivo a verificação de como os professores se apropriaram das propostas de reforma da Educação Profissional de Nível Técnico desencadeada no Brasil na segunda metade da década de 1990 e conseqüentemente como as objetivam em suas práticas. Propusemo-nos investigar como as apropriações e objetivações referidas ocorrem em no curso de Administração de uma determinada escola estadual de Ensino Técnico de Nível Médio, levando em consideração apenas uma das práticas do professor: a elaboração do Plano de Trabalho Docente. Partimos do suposto que esse Plano é uma prática na qual o professor objetiva as variadas apropriações que realizou a respeito da referida reforma. Para este estudo utilizamos vasta bibliografia documental e entrevistas efetuadas com um grupo de professores, do curso investigado. A escola está situada em uma cidade do interior paulista e que apresenta um vasto parque industrial e uma grande oferta de serviços. Essa escola faz parte de uma Rede de escolas técnicas estaduais, com unidades em todo o território do Estado. Utilizamos como base teórica os autores Agnes Heller e Newton Duarte. A escolha desses autores dá-se pelas contribuições que oferecem, tomando a obra de Marx e Lukács como principais bases e tendo como tema as categorias trabalho e formação. Os autores Heller e Duarte trabalham com as categorias apropriação, objetivação e cotidiano que nos ajudam na análise dos dados desta pesquisa. Como resultado da pesquisa efetuada, consideramos que os professores se posicionam contrários ao novo modelo de ensino, embora não tenham conseguido, de fato, apropriar-se das objetivações efetuadas pela reforma educacional, não o implementando em suas práticas. | pt |
dc.description.abstract | This work is the result of a research done along the Post Graduate Program in Education – The University of Sorocaba – Master Degree Level, in the research line of “Scholar Institution, History, Politics and Practices. It aims to verify how teachers have appropriated the reform proposals for the Professional Education in Technical Level, occurred in Brazil on the second half of the 1990s and, consequently, how they direct them in their practices. We have proposed to investigate how these appropriations and goals mentioned occur in the Administration course of a given state school of Technical Course on High School Level., taking into consideration only one of the teacher’s practices, that is: the making of the Teaching Working Plan. We assume that this Plan is a practice through which the teacher aims to the several appropriations he has done of the referred reform. To this study we have referred to a large documental bibliography, as well as to interviews done with a group of teachers of the investigated course. The school is located in the interior of the state of Sao Paulo, in a city which has a large industrial park with a large number of job opportunities. This school is part of a net of the technical state schools, which has units all over the State. We have referred to the authors Agnes Heller and Newton Duarte as we formed our theory basis. This choice was made due to the contributions the authors offer, taking the work of Marx and Lukács as the main basis, and having the work categories and development as their theme. The authors Heller and Duarte deal with the appropriation categories, goals and daily work, which help us analyze the research data. As a result of the completed research, we come to conclude that the teachers find themselves against the new teaching model, although they have not, in fact, being able to appropriate the goals proposed by the education reform, thus having never implemented them in their practice. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/326 | |
dc.subject | Ensino técnico | |
dc.subject | Ensino profissional | |
dc.subject | Reforma do ensino - Brasil | |
dc.subject | Educação baseada na competência | |
dc.title | Docência e reforma do ensino técnico: o plano de trabalho docente como instrumento de implementação em uma escola técnica estadual paulista no período 2001-2004 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1