Repositório Institucional da UNISO
 

Educação infantil: reflexões sobre a participação dos pais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo apresenta como tema a Educação Infantil, enfocando a participação da família na escola, buscando identificar as formas de interação e apontar as ações pedagógicas que são oferecidas pelas escolas da Educação Infantil no Município de Sorocaba / SP. Para entender a importância de Educação Infantil, foi descrito um breve histórico, assim como características do desenvolvimento da criança, como orientador de planejamento no dia-a-dia da escola. Foram realizadas entrevistas com pais e diretoras de escolas municipais, com objetivo de identificar a participação da família. Utilizou-se também como instrumento de pesquisa para a coleta de informações, a análise documental do Ideário e do Projeto Político Pedagógico das escolas. Os dados dos documentos apontam para um registro de participação via APM (Associação de Pais e Mestres), na gestão e reunião de pais. As entrevistas revelaram essa participação por meio da reunião de pais, onde ocorrem conversas sobre o desenvolvimento acadêmico dos filhos, como o principal modo de participação da família na escola. Embora com um discurso oficial para a participação de pais, em múltiplos momentos na escola, o que se prevalece são as ações relacionadas à reunião de pais ou encontros individuais para falar sobre o desenvolvimento do filho. Um diálogo freqüente com pais criando um ambiente receptivo para o processo de participação democrática ainda parece ser um objetivo a alcançado.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item