Repositório Institucional da UNISO
 

Decisão de compra frente as embalagens de alimentos com FOP (Front-Of-Package)

dc.contributor.advisorAlves, Rosângela Cristina
dc.contributor.authorSantos, Geovana Alves dos
dc.date.accessioned2024-05-03T18:20:06Z
dc.date.available2024-05-03T18:20:06Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO Decreto Lei nº 986, de 21 de abril de 1969 define alimento como qualquer substância ou mistura de substâncias que fornecem ao organismo humano elementos normais para sua formação, manutenção e desenvolvimento. A industrialização dos alimentos é uma necessidade da população, pois, ela garante a segurança alimentar, entretanto, o consumo excessivo de alimentos industrializados normalmente é associado ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e sal, contribuindo com problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Diante dos vários problemas de saúde identificados na população brasileira devido aos maus hábitos alimentares a legislação brasileira de alimentos atua como medida preventiva e ferramenta de saúde pública, com o objetivo de melhorar a alimentação brasileira, pois os rótulos são vistos como veículo de segurança alimentar e nutricional, garantia de saúde pública e direito humano a alimentação com qualidade. No entanto, os rótulos também podem ser ferramenta para o marketing, podendo promover alimentos considerados não saudáveis. A RDC nº429/20 busca sanar os problemas identificados pela população, como a falta de entendimento, confusões sobre a qualidade nutricional dos alimentos e a dificuldade de leitura e visualização das informações nutricionais. Desta maneira, o novo modelo visa comunicar de forma simples e fácil os principais atributos dos alimentos. Dentre as mudanças da nova rotulagem para alimentos, a lupa ou FOP (Front-of-package) no painel frontal é o foco desta pesquisa, pois busca identificar o processo de decisão de compra frente a essas embalagens. Nos resultados da pesquisa encontrou-se que a quantidade de lupas no painel frontal faz parte da decisão de compra, além de os consumidores estarem mais atentos aos rótulos dos alimentos na busca por alimentos melhores para se consumir.pt
dc.description.abstractDecree-Law N º 986 of April 21, 1969, defines food as any substance or mixture of substances that provide the human body with normal elements for its formation, maintenance, and development. The industrialization of food is a need of the population, as it guarantees food security, however, the excessive consumption of industrialized food is usually associated with the excessive consumption of sugars, fats, and salt, contributing to health problems, such as obesity, type 2 and cardiovascular disease. Because of the various health problems identified in the Brazilian population due to poor eating habits, Brazilian legislation acts as a preventive measure and public health tool, to improve the Brazilian diet, as labels are seen as a vehicle for food and nutritional security, guarantee of public health and the human right to quality food. However, labels can also be a marketing tool, promoting foods considered unhealthy. RDC nº429/20 seeks to remedy the problems identified by the population, such as lack of understanding, confusion about the nutritional quality of food, and difficulty in reading and viewing nutritional information. In this way, the new model aims to communicate simply and easily the main attributes of food. Among the changes in the new food labeling, the magnifying glass or FOP (Front – of – package) on the front panel is the focus of this research, as it seeks to identify the purchase decision process regarding these packages. In the research results it was found that the amount of magnifying glasses on the front panel is part of the purchase decision, in addition to consumers being more attentive to food labels in the search for better foods to consume.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1420
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/157
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectEngenharia de Alimentos - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleDecisão de compra frente as embalagens de alimentos com FOP (Front-Of-Package)
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseEngenharia de Alimentos
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Decisão de compra frente as embalagens de alimentos com FOP (Front-Of-Package).pdf
Tamanho:
2.3 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: