Repositório Institucional da UNISO
 

Educação especial na rede pública do Estado de São Paulo: o processo de inserção no ensino de libras

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorFogaça, Isabel Cristina Almeida
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:17Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO trabalho aborda a inserção da LIBRAS no Atendimento Educacional Especializado e a influência na construção do currículo bilíngue em escolas estaduais no Estado de São Paulo. Recupera a história das perspectivas sobre a deficiência no mundo e no Brasil, igualmente a constituição da educação especial como uma modalidade. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados que a introdução da LIBRAS no atendimento especializado gerou no restante do sistema educacional a qual está inserido. Os caminhos metodológicos envolveram uma natureza básica e aplicada, a abordagem do problema foi qualitativa e descritiva utilizando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho foi possível observar que a projeção e a efetivação do currículo bilíngue dependem de muitos personagens que compõe a escola inclusiva.por
dc.description.abstractThis paper discusses the insertion of Brazilian Sign Language (BSL) in Specialized Educational Assistance and its influence in building bilingual curriculums in Sao Paulo estate‘s public schools. It recovers the history of different perspectives on disabilities Brazil and worldwide and equally the constitution of special education as a modality. The general objective of this paper is to analyze the outcomes of inserting BSL in the Specialized Educational Assistance of the system in which it‘s inserted. The methodological paths involved a basic and applied nature, the approach to the problem was qualitative and descriptive using bibliographic research as a technical procedure. We can see through this work the projection and effectuation of a bilingual curriculum are dependent on the many characters that make schools inclusive.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/942
dc.subjectEducação especial - São Paulo (Estado)
dc.subjectSurdos - Educação
dc.subjectLíngua brasileira de sinais
dc.subjectEducação bilíngüe
dc.titleEducação especial na rede pública do Estado de São Paulo: o processo de inserção no ensino de libras
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
105136.pdf
Tamanho:
905.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format