As representações sociais da informática e suas relações com a educ@ção: ignorar, cancelar, refletir
dc.contributor.advisor | Reigota, Marcos | |
dc.contributor.author | Carneiro, Raquel | |
dc.contributor.author | 1964- | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:50:20Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:50:20Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description.abstract | Dentro do universo das representações sociais, a Informática e o Computador estão entre os assuntos que forçam pronunciamentos do senso comum. A interferência da informática, no cotidiano social, tem se tornado cada vez mais presente nos diversos ambientes, interferindo nas relações políticas, sociais, culturais locais e globais. Esta investigação, procura trazer para a discussão científica, o pensamento vigente das representações sociais da informática e do computador, pela análise de conversas do cotidiano, de imagens das capas de revistas e de depoimentos de alunos em sala de aula. Procura, também, mostrar que a utilização do computador, nos ambientes sociais, requer muito mais do que o domínio dos comandos. Conclui que a representação social da informática e do computador é parte fundamental a ser considerada, não só para que se obtenha uma perfeita utilização dos comandos e recursos computacionais, mas, principalmente, para a construção de conhecimentos, autonomia e habilidades pessoais do sujeito que, conhecendo e refletindo sobre os caminhos cada vez mais entrelaçados da sociedade com a informática, terá facilitada sua inserção na história da sociedade atual. | por |
dc.description.abstract | Within the universe of social representations, infromation technology and the computer are among the issues which demand statements of common sense. The interface of information technology in daily social life has become more and mre present in several environments, interfering not only in political, social and local relations but also in local and global cultures. This investigation tries to bring today's thought on social representations of infromation technology and of the computer to scientific discussion, through the analyses of everyday speech, magazine covers, and student's statements in the classroom. It also tries to show that the use of the computer in social environments requiresmuch more than the use of comands. It concludes that the social representation of information technology and of the computer is an important part to be considered, not only to obtain a perfect use of the comands and computer resources, but mainly to build up knowledge, self-sufficiency and individual's personal skills. The users will find it easier to fit in today's history of society once they learn and think about societv's information technology's more and more interwinde paths. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/237 | |
dc.subject | Educação - Processamento de dados | |
dc.subject | Representações sociais | |
dc.subject | Computadores | |
dc.title | As representações sociais da informática e suas relações com a educ@ção: ignorar, cancelar, refletir | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1