Repositório Institucional da UNISO
 

O ensino de literatura em perspectiva dialógica

dc.contributor.advisorVendramini Zanella, Daniela Aparecida
dc.contributor.authorArruda, Rodrigo de Souza
dc.date.accessioned2023-09-11T16:02:24Z
dc.date.available2023-09-11T16:02:24Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA abordagem utilizada no ensino de literatura nas escolas públicas brasileiras se mantém a mesma desde meados do século XIX. Sendo ensinada a partir de uma perspectiva conteudista e enciclopédica. As aulas de literatura, muitas vezes, utilizam de textos literários não como objeto básico de análise, mas como exemplificação da teoria didática desenvolvida frequentemente por livros/manuais didáticos e exames. Muitas vezes, os atuais métodos de ensino de literatura têm dificultado a formação de bons leitores nas instituições públicas de ensino médio brasileiro que se demonstram despreparados ao realizar, principalmente, o ENEM. William Cereja, o autor mais utilizado no ensino de Língua Portuguesa no ensino médio pelas escolas públicas no Estado de São Paulo, traz uma nova proposta para um ensino de literatura mais eficaz e proveitoso para a formação de leitores capacitados a partir da perspectiva dialógica. Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de literatura sob uma perspectiva dialógica pode colaborar para a formação de bons leitores. Embasa-se, teórico-metodologicamente, nos estudos de Bakhtin para se compreender o que está envolvido na leitura de um texto: sua análise e as múltiplas dimensões responsáveis pela construção de sentido. Como resultado, procura-se associar como o ensino de literatura em perspectiva dialógica proposto por William Cereja pode contribuir para a formação de bons leitores.pt
dc.description.abstractThe approach used in the teaching of literature in Brazilian public schools has remained the same since the mid-nineteenth century. Literature classes often use literary texts not as a basic object of analysis, but as an exemplification of the didactic theory often developed by textbooks/manuals and exams. Often, the current methods of teaching literature have hindered the formation of good readers in public institutions of Brazilian high school that are unprepared when performing, mainly, the ENEM. William Cereja, the author most used in the teaching of Portuguese Language in High School by public schools in the State of São Paulo, brings a new proposal for a more effective and profitable teaching of literature for the formation of qualified readers from the dialogical perspective. This work aims to understand how the teaching of literature from a dialogical perspective can contribute to the formation of good readers. It is based, theoretically-methodologically, on Bakhtin's studies to understand what is involved in the reading of a text: its analysis and the multiple dimensions responsible for the construction of meaning. As a result, we seek to associate how the teaching of literature in a dialogical perspective proposed by William Cereja can contribute to the formation of good readers.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1205
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/42
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetras - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleO ensino de literatura em perspectiva dialógica
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseLetras: Português/Inglês
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublicatione40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye40b975c-7c96-4ff6-8af4-5a5e69e836a0

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
O ensino de literatura em perspectiva dialógica.pdf
Tamanho:
256.99 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.21 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: