Repositório Institucional da UNISO
 

Cenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemia

dc.contributor.advisorBoy, Tânia Cristina dos Santos
dc.contributor.authorSilva, Caroline Maria de Souza
dc.contributor.authorLima, Davi Carlos Tamarindo
dc.contributor.authorSheng, Daisy Souza
dc.contributor.authorMelo, Gabriela Ramos de
dc.date.accessioned2023-08-16T17:14:01Z
dc.date.available2023-08-16T17:14:01Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste trabalho objetivou compreender como a cenopoesia, sendo uma prática pertencente à cultura popular, pode contribuir com o papel do professor de arte na educação formal, em tempos de pandemia, por meio de práticas e princípios cenopoéticos no desenvolvimento de cortejos, vídeo apresentação e jogos de improvisação. A partir de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, as perspectivas teóricas buscaram seus referenciais em Maria Josevânia Dantas, cenopoeta Ray Lima, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Dessa forma, analisamos as práticas desenvolvidas por intermédio do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Sorocaba e aula de Teatro da Escola Baú de Arte e Cultura, em seus diversos contextos. Para além de uma experiência estética, as práticas cenopoéticas possibilitam também uma interação prática, por meio de ações dialógicas estabelecidas entre os educandos, valorizando seus próprios saberes e repertórios e estimulando, além de seu saber sensível, sua autonomia, levando em conta suas potencialidades criativas.pt
dc.description.abstractThis work aimed to understend how cenopoesia, beeing a pratic that belongs to popular culture, can contribute with the art teacher in the formal education, in pandemic times, through cenopoetic pratics and principles in the development of cortege, vídeo presentations and improv games. Through an action research of qualitative approach, the theoretical perspectives find it references in Maria Josevânia Dantas, cenopoet Ray Lima, Paulo Freire and Mikhail Bakhtin. That way, we analyzed the developed practices through the Pedagogical Residency Program of the University of Sorocaba and class of the Theater School Baú de Arte e Cultura, on it diverse contexts. Beyond an aestetic expirience, the cenopoetic pratics also enable a practical interaction, through dialogical actions set between the studens, valuing their own knwoledge and repertoires and stimulating, besides their sensitive knwoledge, their autonomy, considering their criative potencialitials.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1169
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleCenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemia
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseTeatro
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublication1401a2d9-4c84-464d-9d5b-7e936a6ba5a6
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery1401a2d9-4c84-464d-9d5b-7e936a6ba5a6

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Cenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemia.pdf
Tamanho:
1.85 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.21 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: