Repositório Institucional da UNISO
 

Trajetórias de exclusão: o aluno do supletivo e seu cotidiano escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação tem como foco de estudo o cotidiano escolar de alunos do supletivo, investigando como ocorreu a trajetória destes. O objetivo geral foi refletir sobre aspectos do mundo contemporâneo, presentes no cotidiano escolar e, por meio da trajetória dos alunos, conhecer, desde sua exclusão do período regular, até seu retorno à escola, os motivos relacionados por eles que fizeram abandonar os estudos, assim como os que os levaram a retornar. Utiliza como referencial teórico de análise o conceito de “refugo humano”, desenvolvido por Baumam. Como procedimento de pesquisa foram realizadas entrevistas individuais com dez alunos dos ciclos III e IV (equivalente da 5ª à 8ª série) de uma escola municipal de Porto Feliz. A maioria dos alunos trabalha, reside na zona rural e urbana, é casada e a faixa etária variou entre dezessete e sessenta e três anos. Como análise dos resultados, foi possível identificar que; de modo geral, a maioria dos alunos que deseja retomar os estudos, ainda o deixa incompleto. Os alunos entrevistados apontam uma trajetória no ensino regular de dificuldades pessoais associada à falta de oportunidades concretas oferecidas pelo Estado. Ficou evidente, nos entrevistados, o sonho em estudar, porém são muitos os obstáculos colocados ao longo de suas trajetórias de vida. Na comparação com o previsto em lei, para alunos que não conseguiram cumprir escolaridade regular, as condições de sala de aula, horários, entre outros, são obstáculos para a continuidade dos estudos. O refugo humano é identificado nesta população por sua exclusão da realidade social, por uma inadequação definida pela própria sociedade.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item