Repositório Institucional da UNISO
 

Produção acadêmica docente na educação superior: exigência, necessidade e critério de qualidade

dc.contributor.advisorPimenta, Maria Alzira
dc.contributor.authorCarvalho, Alexey
dc.date.accessioned2023-05-09T20:56:14Z
dc.date.available2023-05-09T20:56:14Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO cenário que envolve a Educação Superior Brasileira foi marcado pela forte expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) com vistas à ampliação da oferta de cursos de graduação, ocorrida até 2012. O foco, quase que exclusivo na atividade de ensino, fez com que a atividade de pesquisa, mesmo sendo requisito legal, fosse relegada a um segundo plano, de forma a desestimular a produção acadêmica docente na graduação. A pesquisa que embasa esta tese teve como objetivo final propor práticas de gestão acadêmica para criar um ambiente propício à pesquisa e à produção acadêmica. Para atingir esse objetivo, partiu-se do referencial teórico sobre a pesquisa acadêmica, o ambiente e as condições que a envolvem. Foi realizado um estudo de campo utilizando questionário on-line, respondido por 315 docentes da Educação Superior, das cinco regiões brasileiras e de IES públicas e privadas. As perguntas possibilitaram identificar a percepção dos professores acerca das condições que favorecem, ou não, a pesquisa acadêmica. Para análise e discussão dos resultados, utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos, dentre eles análise de correlações e análise de conteúdos, buscando principais aspectos que determinam a produção acadêmica docente em IES. Dentre os pontos mais relevantes, evidenciou-se, de forma geral, uma falta de clareza e efetividade das políticas e ações de estímulo à pesquisa e à produção acadêmica das IES. Os resultados do estudo fornecem às IES subsídios para a elaboração de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão para estímulo à pesquisa e à produção acadêmica; e, ao poder público, contribuições para o aprimoramento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).por
dc.description.abstractThe scenario involving the Brazilian Higher Education was marked by strong expansion of Higher Education Institutions (HEI) aimed to increase the supply of undergraduate courses that occurred until 2012. The focus almost exclusively on teaching activity, makes the activity of research, even being a legal requirement, relegated to the background, which ends up discouraging the professor academic production on the under graduation courses. The research that bases this thesis had as final objective to propose academic management practices to create an environment conducive to research and academic production. To achieve this objective, this study has started from theoretical referential about academic research, the environment and the conditions surrounding it. A field research was conducted using an online questionnaire, answered by 315 higher education professors, from the five Brazilian regions of both private and public HEI. The questions made it possible to identify the professors’ perception of the conditions that favor academic research or not. For the analysis and discussion of the results, quantitative and qualitative methods were used, among them correlation analysis and content analysis, searching for the main issues determine the professors’ academic production in HEI. Among the most relevant points, it was revealed as a whole a lack of clarity and effectiveness in policies and actions to stimulate research and academic production by the HEI. The results of the study provide to HEI subsidies, for the development of policies, programs, strategies and management practices to stimulate research and academic production; And to the public power, contributions to the improvement of the National System of Accreditation of Higher Education (SINAES).eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/792
dc.subjectEnsino superior - Pesquisa
dc.subjectEnsino superior - Avaliação
dc.subjectProfessores universitários
dc.subjectProdução científica
dc.titleProdução acadêmica docente na educação superior: exigência, necessidade e critério de qualidade
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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