Repositório Institucional da UNISO
 

A trajetória da aprendizagem da matemática e a influência da revolução da informática: um diálogo com alunos do ensino médio da escola pública

dc.contributor.advisorRivero, Cléia Maria da Luz
dc.contributor.authorDuarte, José Luiz Correia
dc.date.accessioned2023-05-09T20:50:15Z
dc.date.available2023-05-09T20:50:15Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractNa busca de uma trajetória da aprendizagem da matemática, parto de épocas distantes. Percorro caminhos diversos que, ao final, me levam a observar o computador, uma das conquistas recentes da humanidade e sua influência no ensinar e no aprender, dos dias de agora. Pelos caminhos que percorri, das épocas distantes ou recentes, procuro descobrir o homem pensante. Não contemplo apenas as conquistas e os conhecimentos adquiridos em tempos remotos, mas também os atuais e mesmo os inseridos no próprio ser humano, mas distantes, pela falta de aproximação e contato pessoal, que só o conhecimento pode dar. No percurso imaginário que realizei, corri em busca de capacitação que me permitisse avançar na construção de novos saberes ligados e relacionados com a minha própria prática. A viagem começa admirando o pensamento matemático dos povos antigos, suas construções e elaboradas técnicas de cálculo. Penetra no labirinto da mente, observando os procedimentos necessários para que se realize a aprendizagem, detendo-se na observação da aprendizagem significativa e construtiva. Contempla a sociedade atual, repleta de esperanças e desencantos e que exige novos questionamentos. É nesta sociedade que estão inseridos nossos alunos e nela se preparam para o exercício da cidadania Por fim, entra dentro de uma escola e convive com alunos ávidos de esperança, repletos de ilusões, todos esperando um dia ocupar o melhor lugar na sociedade de onde vêm. Aqui eles trocam suas experiências, realizam seus encontros e também manifestam as suas diferenças, pessoais e sociais, de uma sociedade injusta e cheia de contrastes. Encontra uma escola ainda em busca de um novo caminho. Os alunos consideram importante o estudo, mas não sentem uma verdadeira sintonia entre o ensinar e o aprender da escola, com os conhecimentos e a maneira de viver de uma sociedade, que se comporta e apresenta valores muito distintos dos que nela são praticados. Os alunos ficam divididos entre acreditar e não acreditar que a utilização do computador ajudaria na sua aprendizagem, até porque são poucas as suas experiências nesse sentido. A escola pública com sua crônica falta de recursos e seus poucos computadores, pouco tem a oferecer. Apesar de a maioria dos alunos dizer que sabe utilizar um computador, são poucos os alunos que têm computador em sua casa e a experiência de cada um, na maioria dos casos, se resume a utilizar o computador como passatempo, curiosidade e diversão. São poucos os que utilizam o computador como fonte de pesquisa que auxilie sua aprendizagem e enriqueça o seu conhecimento. Verifica-se, facilmente, que os alunos gostam da realidade virtual pelo imediatismo, pela sua atualização e pela grande variedade de informações e curiosidades que apresenta, mas sendo a realidade virtual uma realidade solitária e fria, a escola atual requer dos educadores uma transformação da linha da humanização. A mudança da busca do ensino aprendizagem, pelo aprender a aprender, é imperativo, e os educadores precisarão mudar nesse sentido.por
dc.description.abstractIn the search of a trajectory of the study of math I depart distant times. I cover diverse paths finally leading me to observe the computer, one of the recent accomplishments of humanity and its influence in education and in learning of this generation. Through the paths that I covered, past and present, I long to discover the pensive man. Not only do I contemplate the conquests and acknowledgements acquired in past generations but also current and same inserted ones in the proper one human being, but distant by lack of proximity and personal contact that only knowledge can give. In the imaginary passage that I carried through I ran searching for the capacity that would permit me to advance in the building of new knowledge with ties relative to my proper practice. The trip begins with admiring the mathematics thought of constructions of the older generation. Its' constructions and elaborate calculation techniques. Penetrate the mental labyrinth, observing the necessary process so as to obtain the knowledge, detaining yourself in the observation of significant and constructive knowledge. Contemplate a society full of hopes and disenchantment and that desires new inquiries. It is in this society that is inserted our students and in it they prepare to be citizens. Finally enter a school and encounter students full of hope, full of illusions, all waiting for the day to occupy a better place in society than where they came from. Here they exchange their experiences and embrace their encounters and also manifest their differences, personal and social, from a society unjust and full of contrast. Finding a school still searching for a new path. The students consider it important to study but don't feel a true synthesis between the teaching and learning of the school with the insight and the way of life of a society that behaves and presents very distinct values in which it does not practice. The students become divided between believing and not believing that the utilization of computers would help in their learning experiences in this matter. The public school system with its chronic lack of recourse and its few computers has little to offer. Even though, the majority of students say the have used a computer, there are few who have a computer at home and the experience of each one, in most cases, decides to use the computer as a pastime, interest and diversion There are few that utilize the computer as a research source to assist in learning and enrich their knowledge. It is verified easily that the students like the virtual reality for its immediate response, its innovation, and for its inquisitiveness it represents, but being a virtual reality a solitary and cold reality, the current school requires of the educators a transformation of the human lineage. A change of the search of educational learning, for learning to learn it is imperative and the educators will need to move forward in this direction.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/223
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino
dc.subjectMatemática - Aprendizagem
dc.subjectEducação - Processamento de dados
dc.subjectEducação - Novas tecnologias
dc.titleA trajetória da aprendizagem da matemática e a influência da revolução da informática: um diálogo com alunos do ensino médio da escola pública
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
jose-luiz-correa-duarte.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format