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A escola normal da província do Amazonas (1880 - 1890)

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Data

2005

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este trabalho trata da história da Escola Normal da Província do Amazonas no decorrer do período imperial, compreendido entre o final do século XIX e o início do XX, quando a cidade de Manaus vivia um momento de grande euforia, com forte representação nas esferas local e nacional, conseqüência do que se convencionou chamar na história do Amazonas de “ciclo da borracha”, que trouxe benefícios para Manaus como a ampliação do número de escolas públicas, entre elas a Escola Normal da Província do Amazonas. A presente pesquisa buscou conhecer as práticas escolares que eram desenvolvidas na Província do Amazonas, especificamente as voltadas para a Escola Normal, que a transformaram num centro irradiador de uma nova sociedade, mas que nem sempre se revelaram avançadas, por encontrar-se impregnada de uma cultural patriarcal que permeou a Província e sustentou uma instrução tradicional privilegiando uma elite. A Escola Normal foi um instrumento político e social para suprir tal estrutura, qualificando uma classe, destinada a ocupar as funções públicas e liberais que se expandiam nas últimas décadas do Amazonas provincial. Esse estudo entrou em contato, inicialmente com a geração anterior à criação da Escola Normal, investigando as práticas escolares que viriam substantivar sua criação, implantação e transformação em Instituto Normal Superior. Analisei, também, a organização do ensino na Província do Amazonas, verificando a influência que essa instituição detinha na sociedade amazonense da época, no momento em que, o desenvolvimento vertiginoso, conseqüência do ciclo da borracha, apontava para um movimento ascendente de novos comportamentos. Procurei registrar informações preservando a história e memória da Escola Normal da Província do Amazonas, indicando seus primeiros diretores, professores, alunos e fatos que fizeram parte desse fazer normalista, ou seja, do Mestre que faz Mestres.


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