Arte-educação no contexto das reformas educacionais: implicações na constituição da individualidade humana
dc.contributor.advisor | Cammarano González, Jorge Luís | |
dc.contributor.author | Briguente, Daniele | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:12Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Este trabalho vincula-se, no interior do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba, à linha de pesquisa Trabalho Docente e é fundamentado na concepção de que as obras de arte, assim como os artistas que as produzem são expressões de um processo histórico-social e, portanto, portadores das contradições, interesses e valores presentes no momento histórico nos quais estão inseridos. Por meio da análise dos fundamentos dos principais documentos que orientaram a reforma do sistema educacional público nos anos de 1990, foi possível perceber que as propostas oficiais para a educação artística não possibilitam ao educando uma formação artística consciente, no que se refere à apropriação plena dos fundamentos técnico, filosóficos, históricos e estéticos das objetivações artísticas. Os documentos analisados foram situados no contexto de mundialização da economia e da conseqüente mudança no papel do Estado nos países em desenvolvimento, em especial no Brasil. Porém, partimos do suposto de que há um movimento dialético entre as propostas oficiais para a educação e o cotidiano escolar. De maneira que os atores escolares podem oferecer resistência ou adesão às políticas educacionais. Com o intuito de captar as determinações exercidas pelas propostas oficiais na prática dos arte-educadores, além do sentido do seu movimento e as contradições que as constituem, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com seis (6) professores de Arte de escolas da rede pública estadual da zona sul da cidade de São Paulo. Os depoimentos sobre a prática em sala de aula, concedidos pelos professores, apresentam inúmeras contradições no que se refere à formação da individualidade do educando, contendo posicionamentos políticos e pedagógicos que ora colaboram com os interesses de manutenção da ordem social vigente, ora possibilitam a formação de indivíduos capazes de promover a transformação da estrutura social. Evidenciou-se ainda a presença acentuada, nos depoimentos, dos conceitos que fundamentam o ideário pedagógico hegemônico. | pt |
dc.description.abstract | This work, pertaining to the Master of Education program of the University of Sorocaba, relates to the Teaching line of research, and is based on the concept that works of art, as well as the artists that produce them, are expressions of a historic and social process, and, therefore, carry the contradictions, interests, and values inherent to the historical context in which they are inserted. Analyzing the guidelines of the main documents that oriented the reform of the Brazilian public education system in the 1990s, it was possible to infer that the official propositions for artistic education did not allow for a conscious artistic education of the student, regarding the complete apprehension of the technical, philosophical, historical and aesthetical principles of artistic objectifications. The analyzed documents were set in the context of economic globalization and the consequent shift in the State's role in developing countries, especially in Brazil. However, we base ourselves on the supposition that there is a dialectic interaction between the official propositions and the reality of the classroom, in such a manner that education professionals can offer resistance to or compliance with the educational policies. With the objective of outlining the effects of the official propositions on the art educators' work, as well as the direction of their movement and their inherent contradictions, a field research was carried out through interviews with six (6) Art teachers of São Paulo State public schools in the south side of the city of São Paulo. The teachers' statements about classroom practices reveal countless contradictions pertaining to the formation of the student's individuality, containing political and pedagogical positions that either collaborate with the interest of the maintenance of the prevalent social order, or allow for the formation of individuals capable of promoting the transformation of social structures. The concepts and positions of the analyzed official propositions were highly evident in the interviews. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/508 | |
dc.subject | Educação artística (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | |
dc.subject | Reforma do ensino - Brasil | |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | |
dc.title | Arte-educação no contexto das reformas educacionais: implicações na constituição da individualidade humana | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Daniele Briguente.pdf
- Tamanho:
- 13.33 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format