Repositório Institucional da UNISO
 

Considerações estilísticas sobre webséries brasileiras: a narrativa midiática no contexto do universo on-line

dc.contributor.advisorSilva, Míriam Cristina Carlos
dc.contributor.authorHergesel, J. P.
dc.contributor.author1992-
dc.contributor.author(João Paulo)
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:16Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:16Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs webséries, muito embora se derivem das – e por isso se assemelhem às –séries de televisão norte-americanas, são narrativas audiovisuais produzidas para a internet e disponibilizadas para acesso exclusivo no meio cibernético. Esse gênero, portanto, contém particularidades que merecem um olhar acadêmico-científico-cultural mais atento quanto às características de estilo presentes no modo como sua linguagem é confeccionada. Após uma pesquisa utilizando mecanismos de busca contemporâneos para levantar referências acerca do estado dessa arte, tornou-se notável a carência de bibliografia no que se diz respeito à sensibilidade pela linguagem aplicada à websérie, supostamente devido à atualidade do tema. Partindo dessa premissa, esta dissertação de mestrado, sustentando como linha temática a análise de processos e produtos midiáticos, com enfoque nas narrativas midiáticas no contexto do universo on-line, trouxe como objeto principal de estudo as webséries brasileiras, em especial Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2012-2013. O principal objetivo foi estudar de que forma se estrutura a linguagem das webséries, atentando quanto aos aspectos estilísticos utilizados na produção das falas e dos diálogos, bem como nas imagens visuais e em outros possíveis recursos linguísticos do texto, como gestualidades e enquadramentos. Em outras palavras, buscou-se descobrir, com uma análise de conteúdo, adotando a Estilística como metodologia, como os recursos expressivos da linguagem são aplicados em uma narrativa audiovisual veiculada em meio digital. Num primeiro momento, pretendeu-se discutir a websérie como narrativa midiática e ressaltar a possibilidade de transformação do signo prosaico em comunicação passível de suscetibilidade, além da elaboração de uma análise estrutural todoroviana do tecido narrativo em questão. Em seguida, objetivou-se fazer uma revisão do histórico de websérie e conceituar a característica do gênero, bem como apresentar uma análise estrutural do roteiro de um dos episódios, a fim de destacar as particularidades na produção do formato; por fim, procurou-se defender a Estilística como metodologia para pesquisas em Comunicação e Cultura, relacionando a respectiva disciplina a outros campos, como a Retórica e a Poética aristotélicas, e destacando a utilização de figuras de linguagem em webséries. Ainda se fazem presentes, nos apêndices deste trabalho, algumas pesquisas paralelas, aprovadas e apresentadas em congressos e/ou publicadas em periódicos e/ou anais de eventos, que aplicam a teoria aqui desvencilhada em outras webséries e em outros produtos midiáticos correlatos. Com isso, consolidou-se a hipótese de que, ao acrescentar recursos estilísticos ao texto, a linguagem torna-se mais expressiva, adquire identidade e aumenta o grau de sensibilidade da narrativa. Ademais, constatou-se que o uso de metáboles desvia a uniformidade da linguagem, tanto no nível de conteúdo como no de expressão, interferindo positivamente na sonoridade, na construção, na forma e na lógica dos enunciados, além de estabelecer um laço afetivo entre autor, obra e espectador. Para chegar, pois, a esses resultados, utilizou-se um estudo dirigido às pesquisas de: Iuri Lotman, Tzvetan Todorov, Bóris Uspênskii e Míriam Cristina Carlos Silva, no que se diz respeito às narrativas midiáticas; Doc Comparato, Vicente Gosciola e Guto Aeraphe, sobre narrativas no contexto do universo on-line; e Charles Bally, Nilce Sant’Anna Martins, José Lemos Monteiro, Othon Moacir Garcia e Cláudio Cezar Henriques, sobre Estilística; dentre outros pensadores e textos de livre acesso.por
dc.description.abstractEven though web series derive and, for that reason, resemble North American TV sitcoms, they are actually audiovisual narratives produced to the internet and available exclusively to the cyberspace. Therefore, this genre has particularities that deserve a more careful academicscientific-cultural look regarding style characteristics present in the way its language is made. After a research using contemporary search mechanisms to collect data about the state of this art, it became noticeable the shortage of literature in terms of sensitivity for precise language in web series, supposedly due to topicality. Based on this premise, this master's degree dissertation sustaining as thematic line the processes and media products with focus on media narrative in the context of online universe has brought as main object of study the Brazilian web series, especially Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2012-2013. The main objective was to study in what ways the web series are being developed, paying attention to the use of stylistic aspects in its speech and dialogues, as well as in visual images and other possible linguistic features of the text, as gestures and frameworks. In other words, we sought to find out by analyzing its content, using stylistic as its main methodology, how language’s expressive resources are applied in an audiovisual narrative conveyed in digital media. At first it was intended to discuss web series as media narrative and to emphasize the possibilities of transformation of the prosaic sign in susceptible communication susceptibility, besides the elaboration of a Todorovian structural analysis of the narrative fabric in question. Then, we aimed to review the history of web series and conceptualize the characteristics of its genre, as well as to present a structural analysis from the script of one of the episodes, in order to highlight the particularities in the production, lastly, we aimed to defend stylistic as methodology to researches in communication and culture, relating it to other fields, such as Aristotelian rhetoric and poetics, and highlighting the use of figures of speech in web series. Some parallel researches, approved and presented in congress and/or published in journals and/or conference proceedings are still present in the appendices of this work, applying the theory presented here in other web series and other media products related. Therewith, we consolidated the hypothesis that by adding stylistic features to the text, language becomes more expressive, acquires identity and increases the sensitivity of the narrative. Furthermore, we found that the use of metaboles deviates from uniformity of language, both at the level of content as in the expression, interfering positively in sonority, construction, shape and logic of utterances, besides establishing an affective bond between author, work and viewer. To reach these results, we used a study conducted to researches from: Iuri Lotman, Tzvetan Todorov, Bóris Uspênskii and Míriam Cristina Carlos Silva, in regards of media narratives; Doc Comparato, Vicente Gosciola and Guto Aeraphe, in regards to narratives in the context of online universe; and e Charles Bally, Nilce Sant’Anna Martins, José Lemos Monteiro, Othon Moacir Garcia e Cláudio Cezar Henriques, in regards to Stylistics, among other thinkers and free access texts.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/669
dc.subjectComunicação e cultura
dc.subjectWebséries
dc.subjectComunicações digitais
dc.subjectNarrativa (Retórica)
dc.subjectLinguagem e línguas - Estilo
dc.subjectEstilo literário
dc.titleConsiderações estilísticas sobre webséries brasileiras: a narrativa midiática no contexto do universo on-line
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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