A contribuição do Twitter na transformação do jornalista em celebridade
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem como tema o estudo de jornalistas de grandes veículos de comunicação na rede social Twitter. O modelo de comunicação horizontal tem transformado o jornalismo e o papel do jornalista, que se tornou mobilizador de audiência na web. Diante disso, partimos do seguinte problema: o Twitter é uma ferramenta que contribui na transformação do jornalista numa celebridade? É cada vez mais comum o jornalista enquanto figura pública usar as redes sociais para retratar seu cotidiano, como acordar, dormir, almoçar. Os jornalistas conseguem alcançar níveis altos de interação com seus seguidores por meio de seus perfis em redes sociais, atraindo fãs, que não se preocupam exclusivamente com o que é produzido jornalisticamente, mas também com quem é a pessoa fora do trabalho e com o que ocorre nos bastidores da produção jornalística. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma transformação do jornalista em uma celebridade midiática. Os objetivos específicos são: discutir o jornalismo e as suas relações com redes sociais, especificamente o Twitter; delinear o contexto sociocultural no qual o jornalista se torna uma celebridade e o jornalismo um produto de entretenimento e consumo midiático; discutir o papel do jornalista nas redes sociais e no jornalismo de maneira geral diante das transformações tecnológicas. Como referencial teórico utilizou-se os conceitos trabalhados por Raquel Recuero sobre redes sociais, Twitter e jornalismo online, para tratar sobre as mudanças na sociedade e no jornalismo utilizaremos Ciro Marcondes Filho. Trabalhamos com os conceitos de vida privada e vida pública, de Sennet e de espetáculo e celebridade, com Guy Debord e Paula Sibilia. Como metodologia foi realizada uma análise de conteúdo e observação sistemática de tweets dos 10 jornalistas brasileiros com mais seguidores no Twitter, no período de tempo de três meses, compreendido entre agosto e outubro de 2017.