A história do projeto convulsivo sinódico da escola Carlos Augusto de Camargo em Piedade/SP: estado de apetite, identidade, alteridade e estética
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Batista, Sonia Aparecida Ijano | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esta tese aborda as relações de identidade/alteridade entre a EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade/SP, seus professores/alunos e o Projeto Convulsivo Sinódico – PCS, nascido sob a coordenação da Prof.ª Maria Lúcia de Amorim Soares, educadora em insaciável “estado de apetite”. Com diretrizes e metas nada convencionais propunha tornar o espaço escolar significativo para o enfrentamento dos desafios contemporâneos através da educação estética. Pela metodologia da História Oral, de Paul Thompson, pela análise cruzada, por meio da memória de seus participantes e da pesquisa documental da Escola, fez-se o percurso entre a gênese do Projeto – 1993 até o último, realizado em 2019. Em busca de lampejos, os referenciais teóricos se constituíram: Walter Benjamin e as ligações presente/passado, este retomado de suas ruínas, inacabado para se revelar nas linhas do presente e o conceito de mônada. Roger Chartier, na dimensão da histórica cultural; Justino Pereira de Magalhães na dialética do instituído/instituinte/instituição e, na sincronia entre materialidade/representação/apropriação; Viñao Frago e Dominique Julia nas centelhas da cultura escolar; Stuart Hall e as relações entre identidade/alteridade e outros autores não menos importantes. Interligando pontos, lembranças do passado despertadas no presente, observando-se as constantes reinvenções, o PCS foi analisado em seus desafios, conexões, experiências do envolvimento/pertencimento. As relações de identidade e alteridade estiveram intrinsicamente relacionadas, sempre em devir na relação com o outro, irmanadas na potência dos diálogos entre fatores internos de sua dinâmica e de seus atores; das diretrizes e normas externas dos órgãos a que a Escola se vincula; das influências sobre educadores e alunos como profissionais e seres humanos de habilidades não convencionais, desconhecidas, manifestadas durante o Projeto. Habilidades para viver, exercer a cidadania, o trabalho. Influências metodológicas, expandidas e recriadas pelos professores em outras instituições. Alunos materializando descobertas, experiências e talentos apreendidos no saber fazer, que influenciaram escolhas profissionais de serem hoje professores e profissionais ligados à arte. As vinte e três edições anuais fazem parte da identidade da “Carlos Augusto” de Piedade/SP. Institucionalizado, faz parte de seu Projeto Político Pedagógico. | por |
dc.description.abstract | This thesis addresses the relations of identity / otherness between EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo, from Piedade / SP, his teachers / students and the Synodic Convulsive Project - PCS, born under the coordination of Prof. Maria Lúcia de Amorim Soares, educator in an insatiable “state of appetite”. With unconventional guidelines and goals, proposed to make the school space meaningful to face contemporary challenges through aesthetic education. By the methodology of Oral History, by Paul Thompson, by the cross analysis, through the memory of its participants and the documentary research of the School, the journey was made between the genesis of the Project – 1993 until the last, carried out in 2019. In search of flashes, the theoretical references were constituted: Walter Benjamin and the present/past connections, this resumption of its ruins, unfinished to reveal itself in the lines of the present and the concept of monad. Roger Chartier, in the dimension of cultural history; Justino Pereira de Magalhães in the dialectic of the instituted/ instituting/ institution and, in the synchrony between materiality/ representation/ appropriation; Viñao Frago and Dominique Julia at the sparks of school culture; Stuart Hall and the relations between identity/ otherness and other authors , no less important. Connecting points, memories of the past awakened in the present, observing the constant reinventions, the PCS was analyzed in terms of its challenges, connections, experiences of involvement/ belonging in relation to the other , united in the power of dialogues between internal factors of its dynamics and its actors; the guidelines and external rules of the bodies to which the School is linked; the influences on educators and students as professionals and human beings of unconventional, unknown abilities , manifested during the Project. Skills to live, exercise citizenship, work. Methodological influences, expanded and recreated by teachers in other institutions. Students materializing discoveries, experiences and talents learned in the know-how, which influenced professional, choices to be teachers and professionals linked to art today. The twenty-three annual editions are part of the identity of “Carlos Augusto” from Piedade/SP. Institutionalized, it is part of its Political Pedagogical Project. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/983 | |
dc.subject | Educação - Piedade (SP) | |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Arte na educação | |
dc.subject | Identidade (Psicologia) | |
dc.title | A história do projeto convulsivo sinódico da escola Carlos Augusto de Camargo em Piedade/SP: estado de apetite, identidade, alteridade e estética | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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