Escola lúdica
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A pesquisa examina a importância de um aprendizado lúdico. Pauta-se pela prática docente no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação. Nossa abordagem exploratória valoriza a aprendizagem por intermédio das falas em sala de aula e como seus atores participam no processo. Dúvidas, admiração e oposição marcam a abordagem lúdica que sustenta nossas hipóteses de trabalho. O recorte teórico- metodológico foi construído a partir das observações em sala de aula, bem como, com as ações de intervenção como educadora em Escola Estadual localizada no centro da cidade de Sorocaba. Objetivamente, fizemos uso de jogos pedagógicos e dramáticos, dinâmicas de participação, brincadeiras e improvisos literários. Primeiramente, iniciamos a pesquisa observando o meio escolar, a perspectiva lúdica desejada, os obstáculos a ser transpostos e a necessidade de estender a alegria ao jovem e não somente às crianças nos capítulos iniciais (1-2-3). Num segundo momento as reações à proposta lúdica são abordadas, capítulo 4, bem como, as relações de poder sob a perspectiva docente e suas consequências são apresentadas, no capítulo 5 discute-se a importância da aprendizagem significativa contrariamente a um aprender superficial. O relato de vivências lúdicas em sala de aula e suas apreciações compõem o capítulo 6, e, por fim, as considerações finais apontam para uma realidade de ensino aprendizagem lúdica possível e positiva.