Repositório Institucional da UNISO
 

Escola lúdica

dc.contributor.advisorMedrado, Hélio Iveson Passos
dc.contributor.authorFerraz, Ismália Cristina
dc.date.accessioned2023-05-06T17:21:21Z
dc.date.available2023-05-06T17:21:21Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA pesquisa examina a importância de um aprendizado lúdico. Pauta-se pela prática docente no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação. Nossa abordagem exploratória valoriza a aprendizagem por intermédio das falas em sala de aula e como seus atores participam no processo. Dúvidas, admiração e oposição marcam a abordagem lúdica que sustenta nossas hipóteses de trabalho. O recorte teórico- metodológico foi construído a partir das observações em sala de aula, bem como, com as ações de intervenção como educadora em Escola Estadual localizada no centro da cidade de Sorocaba. Objetivamente, fizemos uso de jogos pedagógicos e dramáticos, dinâmicas de participação, brincadeiras e improvisos literários. Primeiramente, iniciamos a pesquisa observando o meio escolar, a perspectiva lúdica desejada, os obstáculos a ser transpostos e a necessidade de estender a alegria ao jovem e não somente às crianças nos capítulos iniciais (1-2-3). Num segundo momento as reações à proposta lúdica são abordadas, capítulo 4, bem como, as relações de poder sob a perspectiva docente e suas consequências são apresentadas, no capítulo 5 discute-se a importância da aprendizagem significativa contrariamente a um aprender superficial. O relato de vivências lúdicas em sala de aula e suas apreciações compõem o capítulo 6, e, por fim, as considerações finais apontam para uma realidade de ensino aprendizagem lúdica possível e positiva.por
dc.description.abstractThe research examines the importance of an enjoying learning. It's based in the professor's practice in the Primary and High School teaching of Public Education.Our exploratory approach values the learning through the speech in the classroom and how the actors take part in the process.Doubts, admiration and opposition show the enjoying approach that supports our hypothesis of work. The theoric-methodological focus was constructed by observation in classroom, as well as with the actions of interposition as an educator in a Public School in the center of Sorocaba City.Objectively we used pedagogical and dramatical games, dynamics participation, plays and literary improvisations. First of all, we began the research observing the school atmosphere, the desired enjoying perspective, the obstacles to be transposed and the necessity to bring happiness to teenagers and not only for children in the initial chapters (1-2-3).In the next moment the reactions to the enjoying proposal are broached in chapter 4, as well as an authority relationship through the professor's perspective and their results are showed. In chapter 5 were discussed the importance of an expressive learning in opposition of a superficial one. The report of enjoying existence in the classroon and their valuation compose the Chapter 6, and conclusively the final considerations point towards a reality of a possible and positive enjoying teaching learning.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/176
dc.subjectEducacao ludica
dc.subjectJogos pedagógicos
dc.subjectJogos educativos
dc.subjectEducação (Métodos de ensino)
dc.titleEscola lúdica
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
32459.pdf
Tamanho:
5.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format