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Violência intermediária: um olhar interdisciplinar no cotidiano escolar

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Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Curso



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Resumo / Abstract

A presente pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre as violências concreta, simbólica e intermediária no cotidiano das instituições escolares no município de Sorocaba – SP. Estudos realizados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - PODIS (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba) permitem afirmar que é fundamental superar a perspectiva de inventariar acontecimentos nefastos vividos por atores da escola, assim como afirmar que o domínio conceitual sobre a temática se limita à violência concreta e, quando muito, à simbólica. A modulação intermediária praticamente inexiste nas reflexões, e é ela que permite a tomada de decisões durante o acompanhamento das agressões produzidas no âmbito escolar. Novos paradigmas tratados por Maffesolli e Foucault insistem que somos uma sociedade disciplinada e disciplinadora e que admitimos a transferência de conhecimento por intermédio da disciplina e do disciplinamento, atitudes essas que já não conseguem oferecer respostas às mudanças vividas no dia a dia da escola. E o que é pior, autoridades públicas, bem como suas políticas e grades curriculares, fracassam em querer explicar o novo com ideias e modelos que já não explicam o que passa e vive cada estabelecimento de ensino das redes municipal, estadual e particular de Sorocaba. Como resultado, observa-se que: as relações no cotidiano escolar estão saturadas. Esse é o universo que nossa pesquisa aborda, de forma clara, responsável e digna, focando essas questões mais observáveis, portanto, menos opacas. Aí está a centralidade da pesquisa. As questões que se introduzem são a da postura e do olhar interdisciplinar que, fundamentalmente, levam em consideração o contexto e produzem novos conhecimentos a partir de conceitos, ao invés daquelas que, a priori, desconsideram o entorno. Essas últimas são, em geral, posturas e maneiras de conceber as instituições praticadas por órgãos como: as Secretarias de Educação, Pasta dos Ministérios, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e da Adolescência, Organização Mundial da Saúde, Organização dos Estados Americanos, entre outros.


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