A representação da estrutura narrativa mítica na vida real e representação fílmica: Cafundó
dc.contributor.advisor | Martinez, Monica | |
dc.contributor.advisor | Martinez, Monica | |
dc.contributor.author | Proença, Regina Maria Gomes de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:18Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:18Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O filme Cafundó (2005), dos diretores Paulo Betti e Clóvis Bueno, trata da vida do exescravo paulista João de Camargo (1858-1942). Considerado milagreiro, ele criou a Igreja do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha no início do século XX na cidade de Sorocaba, localizada na região sudeste do Estado de São Paulo. Este trabalho visa identificar, a partir da análise da representação fílmica da vida deste líder espiritual popular, elementos que podem estar relacionados à estrutura narrativa mítica denominada monomito pelo mitólogo estadunidense Joseph Campbell (1904-1987). Num primeiro momento, este estudo conceitua teoricamente as definições de monomito ou, como também é conhecida, a Jornada do Herói, por meio da revisão de literatura das obras de Joseph Campbell, do analista de roteiros estadunidense Christopher Vogler, do pesquisador brasileiro Edvaldo Pereira Lima, que introduziu o estudo da estrutura na área de Comunicação do país, inicialmente na Universidade de São Paulo, e da pesquisadora Monica Martinez, que defendeu na mesma universidade em 2002 a tese de doutorado pioneira sobre o assunto. Ainda nesta fase de status da arte, este trabalho busca mapear o conceito de arquétipo, conforme proposta do psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung (1875-1961). Estes aportes da área da Mitologia e da Psicologia dialogam, na área de Comunicação, com a teoria do pensamento complexo do filósofo francês Edgar Morin e a visão dialógica de narrativa de Cremilda Medina. A partir desta fundamentação teórica, procede-se à análise da estrutura narrativa do filme a partir da proposta de Martinez, a investigação de uma relação entre as etapas da estrutura narrativa mítica e o processo de mitologização de João de Camargo e a incorporação de sua vida no imaginário da comunidade nascida sob sua liderança, que prossegue ainda hoje por meio de cultos religiosos e curas tidas como milagrosas. | pt |
dc.description.abstract | The film Cafundó, directed by Paulo Betti and Clóvis Bueno, is about the life of the exslave João de Camargo (1858-1942). Considered a miracle maker, he is the founder of the church Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha in the beginning of the century in the city of Sorocaba, located in the southeast of São Paulo State. This work aims to identify, from the filmic representation of the life of this popular spiritual leader, elements that can be related to the structure of mythical narrative presented by the American Mythologist Joseph Campbell (1904-1987) denominated as monomyth. In the first moment, this study conceptualize the theoretical definitions of monomyth or, as also known, the Hero´s Journey, through the literature review of the works of Joseph Campbell, the American script analyst Christopher Vogler, the Brazilian researcher Edvaldo Pereira Lima, who introduced the study of this structure in the Field of Communication in the country, initially at the University of São Paulo, and the researcher Monica Martinez, who defended at the same university in 2002 the Pioneer Doctoral Thesis about the subject. Still in the phase status of art, this work aims to map the concept of archetype, according to the proposal of the swiss psychiatrist founder of analytical psychology, Carl Gustav Jung (1875-1961). This dissertation is related to the Field of Mythology, Psychology and Communication, with the theory of complex thinking developed by the french philosopher Edgar Morin and the dialogical vision of Cremilda Medina´s narratives. From this theorethical fundament, the analysis of the film narrative structure will take place, from the proposal of Martinez, an investigation of a relationship between the mythical narrative structure stages and the mythologizing process of João de Camargo and incorporation of his life to the imaginary in the community born under his leadership, which remains active until present day by the religious cults and healings considered as miraculous. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/674 | |
dc.subject | Cinema brasileiro | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.title | A representação da estrutura narrativa mítica na vida real e representação fílmica: Cafundó | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access | |
relation.isAdvisorOfPublication | 4321db53-026d-488e-a756-64c88082c617 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 4321db53-026d-488e-a756-64c88082c617 |
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