O ensino da contabilidade: do técnico ao superior
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Garcia, Gilson | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:05Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um estudo da evolução da formação do profissional contábil do técnico ao contador, partindo da Escola Técnica até o primeiro curso Superior em Ciências Contábeis, tendo em parte a cidade de Sorocaba como referência. As fontes de pesquisas foram as bibliográficas a partir das obras de José Carlos Marion, Sérgio de Iudícibus, Clóvis Luís Padoveze, Paulo Schmidt, Dermeval Saviani, legislação e também publicações da grande imprensa. O trabalho foi desenvolvido através da história da contabilidade e da profissão contábil, constando alguns fatos relevantes no Brasil e no mundo referentes ao processo de globalização dos procedimentos contábeis através do International Financial Reports Standards e das funções do profissional contábil nos dias de hoje, frente à necessidade do mercado de trabalho. Trata também da questão do exame de avaliação instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade para fins de registro do diploma de graduação em Ciências Contábeis no respectivo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da federação e do cumprimento em pontos do Programa da Educação Continuada. A vivência profissional no magistério despertou o interesse em pesquisar a história das instituições que oferecem o curso de Ciências Contábeis e correlacionar com a evolução econômica no período entre a década de 70 e 90. 0 objetivo da pesquisa é apresentar a história do surgimento do curso de Ciências Contábeis e sua relação com o desenvolvimento econômico e a necessidade de formar contabilistas para atender às novas demandas econômicas, a partir do processo de industrialização, quando as empresas passaram a necessitar de um maior e melhor acompanhamento das atividades em termos econômicos e financeiros. A criação do curso de Ciências Contábeis, veio a contribuir através dos sistemas de informações contábeis para o gerenciamento, processo de tomada de decisão, análise econômica, análise financeira e consequentemente para cumprir o princípio da continuidade do negócio empresa. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study on the evolution of the training of the accountant professional from technician to accounting, starting with the technical scholl up to the first higher course in accounting sciences, partly with the city of Sorocaba as a reference. The research sources were bibliographic: José Carlos Marion, Sérgio de Iudícibus, Clóvis Luís Padoveze, Paulo Schmidt, Dermeval Saviani, legislation and also publications from the mainstream press. The work has been developed through the history of accountancy and the accounting profession, including some relevant facts in Brazil and the world in relation to the process of globalization of accounting practices through the International Financial Reports Standards and the functions of the accounting professional today’s job market needs. It also deals with the question of the assessment test set up by the Federal Audit Office for the registration of the undergraduate Course in Accounting in the respective State Audit Office and the fulfillment of the points of the Further Training Program. The professional experience in the teaching profession has aroused interest in researching the history of the institutions offering the Accounting Sciences degree and relating it to economic developments in the period between the 70s and 90s. The aim of the research is therefore to history of the emergence of the Accounting major and its relation to economic development and the need to educate accountants to meet new economic demands. In this sense, since the industrialization process, when companies began to need more comprehensive and better monitoring of their activities from an economic and financial point of view. The creation of the Accounting major contributed to the management, decision-making process, economic analysis, financial analysis through the accounting information systems, and consequently fulfilled the principle of business continuity. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1078 | |
dc.subject | Contabilidade | |
dc.subject | Contabilidade - Estudo e ensino | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.title | O ensino da contabilidade: do técnico ao superior | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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