As representações de educação superior pelas instituições de ensino superior de Sorocaba reconhecidas em suas manifestações publicitárias
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Nesta dissertação, busquei analisar de que forma as concepções do que seja educação superior aparecem nos discursos publicitários, em particular, em algumas instituições de ensino superior da cidade de Sorocaba. Para tanto, a partir da consideração da constituição atual da educação superior no Brasil, levando-se em conta as transformações ocorridas principalmente nas últimas décadas, e da discussão sobre o propósito da publicidade e sua relação com este setor de ensino, parto da análise de peças publicitárias de algumas instituições que tenham expressão no estado de São Paulo e, em seguida, trato de, por meio de entrevistas colhidas junto aos gestores e pela análise de peças publicitárias, compreender este processo na cidade de Sorocaba. A conclusão a que chego é a de que efetivamente o investimento fundamental se faz a partir do tripé: tradição, modernidade e eficiência, sempre associando uma direta co-relação entre qualificação profissional e alocação no mercado de trabalho.