Repositório Institucional da UNISO
 

As representações de educação superior pelas instituições de ensino superior de Sorocaba reconhecidas em suas manifestações publicitárias

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorMilagres, Fabio Lednik
dc.date.accessioned2023-05-09T20:46:57Z
dc.date.available2023-05-09T20:46:57Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractNesta dissertação, busquei analisar de que forma as concepções do que seja educação superior aparecem nos discursos publicitários, em particular, em algumas instituições de ensino superior da cidade de Sorocaba. Para tanto, a partir da consideração da constituição atual da educação superior no Brasil, levando-se em conta as transformações ocorridas principalmente nas últimas décadas, e da discussão sobre o propósito da publicidade e sua relação com este setor de ensino, parto da análise de peças publicitárias de algumas instituições que tenham expressão no estado de São Paulo e, em seguida, trato de, por meio de entrevistas colhidas junto aos gestores e pela análise de peças publicitárias, compreender este processo na cidade de Sorocaba. A conclusão a que chego é a de que efetivamente o investimento fundamental se faz a partir do tripé: tradição, modernidade e eficiência, sempre associando uma direta co-relação entre qualificação profissional e alocação no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analise the way that the conceptions of what may be superior education appear in advertisement discourse, in particular, in some institutions of superior education in the city of Sorocaba. To do so, considering the current constitution of superior education in Brazil, taking into account the transformations ocurred specially in the last decades, and also the discussion on the purpose of advertisement and its relation with the teaching sector, I start with the analysis of some advertisement pieces from some expressive institutions of Sao Paulo state and, next, I try to understand such process in Sorocaba., through interviews of managers and analvsis of advertisement pieces. I came to the conclusion that the fundamental investment is done by the triple combination of tradition, modernity and efficiency, always associating to a direct correlation between professional qualification and placing in work market.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/184
dc.subjectEnsino superior - Sorocaba (SP)
dc.subjectEnsino superior - Campanhas publicitárias - Sorocaba (SP)
dc.titleAs representações de educação superior pelas instituições de ensino superior de Sorocaba reconhecidas em suas manifestações publicitárias
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
46958.pdf
Tamanho:
6.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format