Repositório Institucional da UNISO
 

Ritmos de pensamento: rastros de cotidianos-educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

De que maneira podemos experimentar outros modos de fazer educação? Quais são os possíveis espaços para habitar e potencializar pensamentos e modos de expressão, desenvolvendo interações entre arte educação e cultura? De que modo essas ações provocam, afetam e inspiram educadores em seus processos e práticas? Como trabalhar com o cotidiano escolar saindo da monotonia para gerar experiências significativas que nosfaçam ressignificar e produzir novos sentidos e possibilidades para seu uso e novas maneiras de habitá-lo? Que tipo de cotidianos-educação estamos defendendo e como aproximar esse cotidiano dos educadores? A presente pesquisa envereda por possíveis caminhos e trajetos que levem à reflexão desses questionamentos por meio das ações do Coletivo Ritmos de Pensamento, especificamente pelo curso de formação para educadores desenvolvido no Sesc-Sorocaba nos anos de 2017 e 2018, e as tantas idas e vindas trilhadas por mim por entre cidades, universidades e exposições. A presente dissertação transcorre por experiências que ora são de narrativas, orientando os percursos quanto a pontos de partidas e chegadas, e ora são cartográficas, tomando a experiência como objetivo. Com embasamento nas perspectivas ecologistas de educação, busco a partir das narrativas e cartografias ir ao encontro do cotidiano escolar como fonte de possibilidades, potencializando e inspirando os processos educativos.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item