Repositório Institucional da UNISO
 

Cálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidade

dc.contributor.advisorSouza, Jesaías da Silva
dc.contributor.authorRodrigues, Andréia Ribeiro
dc.date.accessioned2024-04-16T17:00:53Z
dc.date.available2024-04-16T17:00:53Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema cálculos de áreas de figuras planas, especificamente a introdução das expressões numéricas, voltada a alunos do 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem lúdica pautada no processo de aprendizagem indutivo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os referenciais teóricos norteadores são: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os autores Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D’Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006). Para desenvolver a sequência didática fundamentamo-nos nas habilidades e competências da BNCC e metodologias lúdicas que possibilitem ao aluno a construção das expressões por meio da composição e decomposição das figuras geométricas. A proposta é relevante para o ensino da matemática pois apresenta uma possibilidade de ensinar conceitos matemáticos de Geometria através da experimentação, investigação e ludicidade dando ênfase a criatividade.pt
dc.description.abstractThe objective of this work is to present a proposal for a didactic sequence on the topic of calculating the areas of plane figures, specifically the introduction of numerical expressions, aimed at students in the 7th year of Elementary School through a playful approach based on the inductive learning process . To achieve this goal, we conducted a bibliographical research. The guiding theoretical references are: National Common Curricular Base (BNCC) and the authors Eva Maria Siqueira Alves (2001), Ubiratan D'Ámbrosio (1996), João Pedro da Ponte, Joana Brocardo and Hélia Oliveira (2006). To develop the didactic sequence, we base ourselves on the skills and competences of the BNCC and playful methodologies that allow the student to construct expressions through the composition and decomposition of geometric figures. The proposal is relevant for the teaching of mathematics as it presents a possibility of teaching mathematical concepts of Geometry through experimentation, investigation and playfulness emphasizing creativity.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1371
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectMatemática - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.titleCálculo de áreas de figuras planas: ensino através da ludicidade
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseMatemática
local.rightsOpen Access
relation.isAdvisorOfPublication76989dbb-f6b8-46a6-9c73-ff5968402c95
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery76989dbb-f6b8-46a6-9c73-ff5968402c95

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Calculo de áreas de figuras planas.pdf
Tamanho:
1.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: