Processos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Essa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.