A educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929
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Resumo / Abstract
Este trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade