As questões da informática são resolvidas com pura técnica ... ou não ?: dificuldades de ensino e de aprendizagem
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Resumo / Abstract
Nos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados são formados profissionais, preferencialmente, para atuar desenvolvimento de sistemas para as áreas burocráticas das empresas, como Contabilidade, Vendas, Custos, Controle de Produção, etc. Nesta dissertação procuro estudar os problemas que podem ser empecilhos tanto a prática de ensino do docente quanto ao aprendizado dos estudantes em sala de aula, quando o assunto é linguagem e técnicas de programação e indicar alguns caminhos que tornem esse processo mais eficiente e menos traumático. O foco está nos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Tecnologia em Processamento de Dados, apesar de entender que muitos dos conceitos, a respeito de educação de informática aqui tratados, sejam de interesse de professores e alunos de outros cursos. Tomo como referencial quadros teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem-conhecimento, bem como resultados de experiências no ensino desse assunto em mais de 12 anos de atividade docente em entidades de 3ª grau, procurando apontar erros e acertos (mais erros que acertos). Quando ao método de pesquisa posso dizer que foram feitas entrevistas com professores das faculdades: Fatec, Prudente de Moraes, Objetivo e Uniso e alunos das faculdades Prudente de Moraes e Uniso das cidades de Itu e Sorocaba, sendo dada principal atenção à minha própria prática docente através de pesquisa qualitativa. A escolha dos 4 professores recaiu: sobre os que, em curso de Mestrado ou lato sensu, tiveram disciplinas relacionadas com didática e que os fez refletir suas práticas; ministram a disciplina de Linguagem e Técnicas de Programação há mais de 4 anos e atuam em mais de uma faculdade. O perfil dos 5 alunos entrevistados é o seguinte: Item Cursou a disciplina 2 sim 3 em curso Foi aprovado na primeira vez 2 sim 2 não Aproveitamento 3 sem dificuldade 2 com dificuldade É feito diálogo com autores que tem voltado suas pesquisas para a tríade ensino/aprendizagem/conhecimento, mais especificamente no ensino de linguagens de programação, procurando enfocar formas pelas quais o conhecimento pode ser ensinado Os referenciais teóricos foram dentre outros: Pesquisa Ação, Conceitos e Conteúdos, Auto conceito e Auto estima, ajuda pedagógica e tipos de abordagem, profunda e superficial. Para escrever esta dissertação, usei uma metodologia narrativa (Larrosa, Arnaus, Ferrer, de Lara, Connelly, Clandinin e Greene, 1995). Esses elementos foram usados para analisar os conflitos no ensino e aprendizagem dessa matéria. Ao final, que método devemos adotar para ensinar e o aluno realmente aprender? Qual será a fórmula? Numa primeira parte procuro situar o problema no tempo e no espaço, fazendo uma breve explanação sobre a história da informática, passado, presente e arriscando algumas previsões para o futuro e apontando em que situações se aplica o uso de programação de computadores. Neste ponto também procuro fazer uma explanação sobre os conteúdos tratados e a forma como são tratados. Na segunda parte analiso os dados coletados de alunos e de outros professores desta área e referenciais teórico-etodológicos que auxiliem docentes e estudantes no trabalho de ensino e aprendizagem das questões relativas informática.